Com o lançamento do novo A5, a família de veículos Volare, passa a contar com três diferentes modelos – A8, A6 e A5. Menor miniônibus produzido no Brasil, o novo A5 tem como principais diferenciais as dimensões reduzidas (comprimento e altura), rodado traseiro simples e as novas portas dianteiras para motorista e auxiliar.
O novo Volare A5 foi desenvolvido para atender às necessidades dos passageiros e empresários para o transporte diferenciado nos grandes centros urbanos. O crescimento acentuado desse segmento resultou no surgimento de nichos específicos, como transporte escolar e “transfers” de hotéis/shoppings, que demandam veículos ainda menores e mais ágeis.
Com comprimento 740 mm menor (5.720 mm) e 130 mm a menos de altura (2.570 mm), o Volare A5 possui grande mobilidade e facilidade de acesso a vias mais estreitas e sinuosas, assim como os demais veículos da linha. O rodado traseiro simples, desenvolvido para atender às legislações de trânsito em grandes centros urbanos, torna o veículo mais barato e reduz o custo de manutenção.
Portas Opcionais
Entre as novidades introduzidas no Volare A5 estão as portas dianteiras opcionais para o motorista e/ou auxiliar. O veículo é o primeiro da marca a ser comercializado em diferentes configurações, com uma, duas ou até três portas.
A configuração “standard” possui uma porta do lado direito para acesso ao interior do miniônibus e serve aos passageiros e ao motorista/auxiliar. Nas demais, é possível optar por duas portas (uma exclusiva para o motorista, do lado esquerdo, e outra para passageiros, do lado direito) ou três portas (motorista, lado esquerdo; auxiliar e passageiros, ambas na direita). Para o motorista, facilita o acesso ao habitáculo e aos comandos. Para o auxiliar, representa diferencial fundamental, porque permite acompanhar as operações de entrada e saída dos passageiros, diminuindo o tempo de parada e tornando-a mais segura.
Motorização
O novo Volare A5 mantém as mesmas características de robustez, segurança e conforto dos outros dois modelos da linha (A6 e A8). Os modelos Volare são equipados com duas opções de motorização: diesel MWM Sprint (A5 e A6) de alta rotação e potência de 125 cv e 131 cv, a 3.500 rpm; e diesel MWM 4.10 TCA (A8), com potência de 145 cv a 2.600 rpm. O A6 e o A8 possuem rodado duplo na traseira, direção hidráulica ZF Servocom 8090 e conjunto de eixo e diferencial Dana. Ainda incorpora saídas de emergência nas laterais, teto e traseira como itens de segurança passiva.
Com capacidade para 12 a 29 passageiros, mais motorista, os três modelos Volare possuem corredores centrais com 163 mm de altura (A5) e 180 mm (A6 e A8) e apresentam como itens opcionais ar-condicionado, poltronas reclináveis e sistema de videomonitor e som. Os sistemas de freio garantem eficiência e segurança em qualquer situação de utilização.
O Volare A8 é o único veículo do segmento a oferecer, como item opcional, câmbio automático Série 1000, da Allisson, de três marchas. A transmissão automática proporciona maior conforto para os passageiros, reduz o desgaste físico do motorista e diminui o consumo de combustível e o custo de manutenção.