Em janeiro passado, antecipando-se à concorrência, a Ford lançou o Novo Fiesta 2008, nas versões Hatch e Sedan, que está nas concessionárias da marca. E a pergunta que todo mundo faz é: por que 2008? É para diferenciar de quem comprou o modelo 2007 da versão vendida até então, explica Antonio Baltar Jr., gerente nacional de marketing da Ford.

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Mas o importante é que a versão 2008 marca o lançamento da quinta geração do Fiesta, lançado no mercado brasileiro em 2002 e que vendeu de lá para cá 392.900 unidades. O Fiesta, na verdade, teve um papel muito importante na virada da Ford no Brasil, pois a ajudou a passar de 6,4% de participação no mercado para 12%.

Externamente, a grande alteração está na dianteira, que foi totalmente remodelada, ficando mais alta e mais robusta. O capô recebeu vincos mais fluidos, marcando a imponência da nova frente. Outra alteração está na grade do radiador, que ficou maior e mais retangular com "design" de colméia, valorizando o logo oval azul da Ford.

Seu conjunto ótico ganhou "design" mais atraente. Passou a ter dupla parábola, o que melhora em 10% o campo de visão do motorista.

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E as setas indicadoras de direção (ou piscas) foram deslocadas para o canto superior externo do farol, aumentando a visibilidade para outros condutores. Os pára-choques integrados ao capô abrigam os novos faróis de neblina redondos, disponíveis apenas nas versões 1.6 completas.

Na traseira os estilistas colocaram novas lanternas com lentes translúcidas de policarbonato, com desenho mais robusto e melhor visualização. O pára-choque ganhou um "design" encorpado e um novo vinco lateral que transmite a idéia de movimento. Na parte inferior foi colocado um vinco – como o utilizado na versão Trail.

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Outra alteração está nas rodas e calotas desenvolvidas especialmente para o Fiesta 2008, todas com cinco raios. As rodas de liga-leve estão disponíveis nos catálogos completos das versões 1.6. E assim, o carro ficou mais provocante e sofisticado sem perder a harmonia, que é uma das características principais tanto do hatch quanto do sedan.

Além disso, os preços em relação à versão atual praticamente não sofreram alteração: R$ 29.990,00 para a versão básica do Hatch 1.0 Flex, R$ 34.090,00 para a básica do Hatch 1.6 Flex, R$ 31.880 para a básica do Sedan 1.0 Flex e R$ 36.020,00 para a básica do Sedan 1.6 Flex. (BN)

OLHO CLÍNICO

Mas foi no interior do Fiesta 2008 que os engenheiros e estilistas trabalharam mais para aprimorar e refinar o acabamento. Para começar, há um novo quadro de instrumentos que privilegia a visibilidade e a esportividade. Na versão Trend, o velocímetro e o conta-giros têm fundo branco com números iluminados em verde. Na versão First, eles trazem fundo preto com os números destacados em branco. Os novos marcadores de combustível e temperatura voltaram a ser analógicos, segundo a Ford, atendendo solicitação dos consumidores.

Seu painel possui agora dois tons de cinza – escuro na parte superior, contrastando com o cinza mais claro na parte inferior. Há, ainda, novos difusores de ar, maiores e mais confortáveis de uso em relação à versão atual. O novo painel central – onde estão localizados CD player e botões de controle do sistema de ar-condicionado -, os anéis dos difusores de ar e as maçanetas das portas são destacados na cor prata Titanium. Alguns detalhes interessantes: conta com 22 porta-trecos e um porta-luvas superespaçoso, com capacidade para 11 litros.

A família Fiesta 2008 ga nhou nova padronagem de tecidos. O modelo Hatch ou Sedan tem revestimento dos bancos em preto na versão First e com detalhe mais claro na parte central do banco na versão Trend. O revestimento em couro faz parte da lista dos opcionais.

Entre os equipamentos de série da versão básica (Hatch e Sedan), há pára-choques na cor do veículo, antena de teto, aviso sonoro de faróis acesos, conta-giros, relógio digital, iluminação no porta-luvas e porta-malas, cinto de segurança com regulagem em altura e porta-objeto na porta dianteira e painel. Entre os opcionais: direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, além da luz elevada do freio.

A motorização continua a mesma da linha vendida atualmente: 1.0 Flex e 1.6 Flex, tanto para a versão Hatch quanto para o Sedan. Durante a avaliação realizada pela Rodovia Rio-Santos, cerca de 160 km, sentimos o conforto ao dirigir. A posição do motorista continua excelente, com todos os controles ao alcance das mãos e com os instrumentos de fácil leitura. E o carro comportou-se muito bem, respeitando-se as normas de trânsito permitidas.

Outra novidade do Novo Fiesta 2008 está no tanque de combustível, que passou de 45 para 54 litros, garantindo maior autonomia, que segundo a Ford é de 20%. Agora resta aguardar como responderá o mercado. (BN)