Ele tem estilo inconfundível. Na parte dianteira o destaque fica por conta da adoção do novo pára-choque. Com desenho moderno e envolvente, essa nova peça, pintada na mesma cor da carroceria, forma em sua área central um meio losango, que abriga o logotipo Renault. Além disso, esse prolongamento serve de separação para as duas novas grades frontais de refrigeração do motor, cujo desenho conta com três filetes. O novo pára-choque dianteiro conta ainda, em sua parte inferior, com mais três entradas de ar para arrefecimento do conjunto motopropulsor, conferindo ao modelo ainda mais esportividade.
Na parte traseira outra novidade. A instalação de um novo sistema de abertura da tampa do porta-malas, de 510 litros de capacidade. O puxador foi redimensionado e conta com uma proteção plástica pintada na mesma cor da carroceria, que ostenta o logotipo em forma de losango da Renault.
Ao abrir a porta do Clio Sedan surgem as primeiras mudanças significativas. O desenho dos revestimentos internos das portas é inteiramente novo. E os comandos de acionamento dos vidros elétricos dianteiros estão instalados acima dos alto-falantes, próximo à alavanca de abertura interna da porta. Com essa alteração, a Renault do Brasil atende a uma solicitação de seus clientes, melhorando o conforto e a ergonomia do veículo. (BN)
OLHO CLÍNICO
A parte superior do painel de instrumentos, confeccionada na cor preta, é inteiramente nova. Além de possuir um desenho envolvente, esta nova peça é produzida em material plástico agradável ao toque. Característica desse item é o fato de ele acompanhar os novos desenhos dos mostradores do quadro de instrumentos, formando uma espécie de moldura e realçando as informações apresentadas por estes ao motorista.
Seu motor 1.0 16 válvulas pode ser abastecido com gasolina e álcool em qualquer proporção e desenvolve potência de 77 cv, torque de 10,2 kgfm, indo de 0 a 100 em 14,1s e velocidade máxima de 167 km/h. Embora barulhento, o desempenho é muito bom. Um dos melhores da categoria. Para um 1.0 16 válvulas, o torque em baixas rotações está acima do esperado, embora o melhor resultado seja a partir das 3.000 rpm.
O campo visual do Clio Sedan é amplo e o câmbio é bem escalonado. No geral, um veículo bem acertado, mas que ainda carece de um desempenho melhor, uma vez que apesar das mudanças, ele ainda continua sendo um modelo 1.0. Sua suspensão é confortável e absorve bem as irregularidades do terreno. Nas curvas, o veículo inclina um pouco, mas nada que comprometa. Preço sugerido: R$ 36.650,00. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: D4D Hi-Flex, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Tração: Dianteira
Cilindrada: 999 cm³
Diâmetro x curso: 69 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão: 10:1
Potência máxima (ISO/ABNT): 76 cv (gasolina) a 6.000 rpm
77 cv (álcool) a 6.000 rpm
Torque máximo: 10 mkgf (gasolina) a 4.250 rpm
10,2 mkgf (álcool) a 4.250 rpm
Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas: Liga Leve
Pneus: 185/60 R14
Suspensão dianteira: McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
Direção: Hidráulica
Câmbio: Mecânico, 5 velocidades
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas (dm3): 510
Peso (em ordem de marcha): 925 kg
Entre eixos: 2.472 mm
Comprimento: 4.191 mm
Altura: 1.417 mm
Largura com retrovisores: 1.639 mm / 1.940 mm
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,3 s (gasolina) / 14,1 s (álcool)
Velocidade máxima: 166 km/h (gasolina) / 167 km/h (álcool)
Consumo cidade: 13,6 km/l (gasolina) / 9 km/l (álcool)
Consumo estrada: 17,3 km/l (gasolina) / 11,5 km/l (álcool)
Carga útil: 525 kg
Combustível: Álcool e/ou Gasolina