O estilo do novo Clio está moderno e agradável, garantindo ao carro uma aparência mais esportiva e jovial. A dianteira foi toda renovada, ganhando capô mais proeminente, grade do radiador menor e entradas de ar mais largas, com faróis de neblina integrados. O grande destaque fica por conta dos novos faróis direcionais com lâmpadas de xenônio, herdados do Modus, item inédito no segmento de veículos compactos.
A traseira também passou por uma total reformulação, ficando com linhas mais arredondadas. O pára-choque ganhou frisos de borracha nas laterais e as lanternas são novas. Na comparação com o modelo comercializado atualmente, o Clio ficou maior, com 3,99 metros de comprimento, e segundo a Renault também mais espaçoso. No interior, os destaques ficam por conta do novo desenho do volante e do acabamento com alumínio no painel, alavanca do câmbio e saídas do ar-condicionado.
Na data de seu lançamento o modelo contará com quatro opções de motorização. Entre os motores a gasolina, o de entrada é o 1.2 16V, que rende 75 cavalos. O intermediário é o 1.4 16V (98 cv ), enquanto o topo da linha é o 1.6 16V, que desenvolve 113 cavalos e 15,7 kgfm. No futuro, a linha de motores a gasolina passará a contar com a opção 2.0 16V.
O câmbio manual de cinco marchas foi mantido, mas a linha Clio contará com mais duas novidades: o manual de seis marchas e o automático de quatro, que tem opção de trocas seqüenciais por meio de alavancas atrás do volante. O Clio incorpora ainda travamento das portas e acionamento do motor por meio de cartão, outro item inédito para o segmento.