Com a carroceria W204, a M-Benz chega à quarta geração da Classe C, sedã que começou sua história com o modelo 190, em 1983. O primeiro compacto da marca tratava-se de um carro com apelo esportivo embutido em linhas clássicas. De lá para cá, parece que o espírito do primeiro modelo não se perdeu. Pelo contrário, ganhou força com o novo Classe C. Afinal ninguém vai reclamar de misturar toques clássicos às novas tendências e tecnologias.
A versão Avantgarde do Classe C Kompressor avaliada pelo JA, trazia uma grande estrela na grade, eliminando a do capô, que dá lugar ao logotipo da marca, e lhe confere esportividade. O novo modelo abandonou os faróis redondos da geração anterior e voltou a utilizar faróis retangulares e grade mais vertical. Mesmo com estas características o modelo ficou com a carroceria mais arredondada, com pára-lamas dianteiros proeminentes e capô que invade a lateral, dando um ar moderno ao sedã.
O interior do Classe C Kompressor inclui instrumentos claramente delineados como podem ser encontrados em esportivos ou cupês. Aros em cor prateada, faces instrumentais pretas, marcações brancas e ponteiros laranja brilhantes combinam perfeitamente a forma com a função para uma impressão de alto valor e fácil legibilidade.
Seu painel de instrumentos de dois tons e o console central da nova Classe C formam uma unidade harmoniosa. O mesmo se aplica à integração da tela colorida no centro superior do painel. Perfeitamente posicionada dentro da linha de visão do motorista, também pode ser coberta ou embutida conforme necessidade, sem desligar o rádio, sistema de navegação ou outras unidades ligadas à tela. Se a tampa da abertura da tela for fechada, as unidades de informações continuam a operar.
Para dizer que nem tudo é novo, o carro se dá ao luxo de ter um rádio digital com o dial imitando os rádios antigos. Seu interior reúne tudo de bom e necessário ao conforto do motorista e seus acompanhantes. Estar ao volante de um sedã da marca da estrela de três pontas é, antes de tudo, dirigir um clássico. Mas quem gosta mesmo de automóvel se encontra a bordo do Classe C200 Kompressor. A começar pelo encaixe perfeito nos bancos, auxiliado por controles elétricos.
Foi possível desfrutar de boa dose de esportividade do Classe C200 K, mesmo na cidade. Seu motor 1.8 sobrealimentado (por compressor, como o próprio nome diz) entrega 184 cv (cavalos) de potência que mostram a que vieram logo nas primeiras aceleradas. As respostas são rápidas, e o motorista (quase um piloto) sente a situação absolutamente sob controle todo o tempo. Além de seguro, o rodar do C 200 K é firme e confortável. Enfim, é o sonho de qualquer brasileiro. (BN)
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal
Quatro cilindros em linha (C-200-K), gasolina, 1.796 cm³
Potência
184 cv a 5.500 rpm
Torque
25,51 kgfm a 2.000 rpm
Direção
hidráulica
Câmbio
automático, de cinco velocidades (C 200)
Suspensão
dianteira McPherson, com barra estabilizadora; traseira multilink com barra estabilizadora
Freios
a disco na as quatro rodas, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
Dimensões
4,58 m de comprimento;
1,77 m de largura; 1,45 m de altura; 2,76 m de entreeixos
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,6s
Velocidade máxima: 235 km/h
Consumo urbano: 9,3 km/l
Consumo estrada: 16,6km/l
Tanque
66 litros
Porta-malas
475 litros
Preços
R$ 179.900 (C 200 K Avantgarde)