Recentemente a Honda apresentou nos EUA o Honda Civic Híbrido 2003, a mais nova versão do modelo líder de vendas em seu segmento naquele país. O veículo movido a gasolina e a eletricidade está à venda no mercado norte-americano desde abril deste ano e foi projetado com a tecnologia do futuro, que proporciona excelente performance em termos de consumo e baixa emissão de poluentes. A expectativa de vendas da Honda para o primeiro ano é de 20 mil unidades.
O Honda Civic Híbrido usa um pequeno motor a gasolina acoplado a outro a eletricidade para proporcionar o máximo em economia e desempenho. O consumo urbano da versão com câmbio manual é da ordem de 20 km/l, enquanto na estrada é de 21,7 km/l, significando uma melhoria de 30% em comparação com as demais versões do Civic, tornando-o, assim, o sedã para cinco passageiros mais econômico do mundo. Segundo modelo híbrido fabricado pela Honda, o Civic Híbrido segue a concepção do “hatchback Insight”, o veículo mais econômico dos EUA, em que as baterias se recarregam automaticamente, sem a necessidade de uma fonte de energia elétrica externa.
O Honda Civic Híbrido conta com a nova e ainda mais avançada versão do sistema Integrated Motor Assist (IMA), ou motor de assistência integrada, com 93 cv (cavalos) de potência e um torque máximo de 16 kgfm. O motor a gasolina de 1,3 litro de quatro cilindros e oito válvulas conta com a tecnologia i-DSI, com duas velas de ignição por cilindro, o que permite uma combustão mais eficiente e economia de combustível com baixo nível de emissão de gases poluentes. Além disso, utiliza a tecnologia VTEC, exclusiva da Honda, que nesta versão desliga três dos quatro cilindros do motor quando há desaceleração, reduzindo o freio do motor em 50%, aumentando a quantidade de energia disponível a ser recuperada e armazenada nas baterias.
O sistema IMA é combinado com a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission) ou com a manual de cinco velocidades. A exemplo do Insight, o Civic Híbrido dispõe de um sistema que desliga o motor a gasolina quando o veículo está parado em um semáforo, por exemplo, ligando-o automaticamente se o condutor libera o pedal do freio ou volta a engatar a marcha, no caso da versão com câmbio manual. Este sistema contribui para a redução do consumo de combustível e emissões de gases poluentes.