Civic 2004 para brigar com Corolla

Consagrado no mercado nacional por sua confiabilidade e excelente relação custo-benefício, a versão 2004 do Honda Civic continua agradando a seus proprietários. O “design” é uma das novidades do modelo.

Sua frente foi totalmente reestilizada. O capô ganhou formato agressivo e vincos mais acentuados. Os pára-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados e deixaram o automóvel mais robusto. A nova grade tem desenho que destaca a esportividade e forma com a entrada de ar e o novo conjunto óptico um conjunto moderno e atual. Em formato trapezoidal, o conjunto óptico incorpora a lanterna, os faróis alto e baixo e as luzes indicadoras de direção. Os faróis, agora com dois refletores, proporcionam maior eficiência na iluminação.

Na traseira destacam-se as novas lanternas. O pára-choque foi rebaixado, recurso que contribuiu para dar um aspecto moderno e robusto e a sensação de baixo centro de gravidade. A cobertura da placa, antes cromada em todas as versões, passa a acompanhar a cor do veículo.

Destaca-se o Civic EX por seu interior confortável e “design” ergonômico. A regulagem de altura para o banco do motorista permite encontrar a melhor posição de dirigir, juntamente com a regulagem de altura da direção. A ampla área envidraçada proporciona uma visão segura em todas as direções, facilitando as manobras.

O painel de instrumentos é completo, com três mostradores que se distinguem também pelas cores de fundo diferenciadas mais afinadas com as tendências de “tuning”. O conta-giros fica à esquerda do velocímetro. E sua visualização é excelente com o indicador de marchas bem visível. O modelo é equipado com sistema de som composto de rádio AM/FM estéreo digital, CD-player, quatro alto-falantes e antena integrada ao vidro traseiro. E têm um compartimento (com tampa), abaixo do sistema de som no painel que permite acomodar três caixas de CD.

Mas o maior trunfo do sedã da Honda é o piso plano na parte traseira, que em boa hora substituiu o túnel antes utilizado para acomodar o eixo carda em veículos com tração traseira. O Civic EX traz no volante as teclas do controlador de velocidade. Bom para quem não deseja ultrapassar velocidades fiscalizadas por radar. Seu porta-malas é profundo, de bom tamanho (365 litros), com alavanca mecânica de abertura localizada perto do banco do motorista. (BN)

OLHO CLÍNICO

Produzido na fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo, o novo Honda Civic EX AT 2004, é equipado com motor de 1.7 litro de 130 cv (EX), com a exclusiva tecnologia VTEC, e mantém as características que o marcaram como referência no mercado automotivo brasileiro.

O desempenho do Honda Civic continua garantido pelo motor 1.7 litro com bloco e cabeçote de alumínio, leve, compacto, silencioso e econômico, que conta com a exclusiva tecnologia Honda VTEC, um sistema de variação de abertura de válvulas eletronicamente controlado que gera uma potência de 130 cv a 6.300 e torque de 15,8 kgfm a 4.800 rpm.

Na prática, o motor VTEC exerce dois papéis. Em baixas e médias rotações, a economia de combustível é maior e a dirigibilidade mais agradável. As mudanças de marcha são menos freqüentes e a retomada de velocidade é mais rápida. Em altas rotações, a potência é incrementada, permitindo um desempenho mais esportivo.

Sua transmissão automática de 4 marchas, com sistema Grade Logic Control da Honda, é gerenciada por um módulo de controle (TCM Transmission Control Module), que analisa os sinais de diversos sensores, compara as informações com programas memorizados e seleciona a marcha mais adequada para cada situação. A versão EX possui “cruise control”.

O Civic EX é equipado com freios dianteiros a disco ventilados que dissipam o calor, aumentando a eficiência durante uma frenagem brusca ou prolongada e traseiros a tambor, possuindo também sistema ABS e EBD. Entre os dispositivos complementares de segurança estão os cintos de três pontos traseiros e dianteiros, estes equipados com pré-tensionador automático, e o sistema SRS de “airbag” duplo dianteiro, itens de série em todas as versões.

Em colisões frontais severas, os airbags são acionados em milésimos de segundo e os tensionadores do cinto de segurança se retraem, reduzindo o deslocamento do motorista e do passageiro da frente e os seus impactos nas bolsas infláveis, minimizando a probabilidade de ferimentos na cabeça e na região dorsal.

Seu tanque tem capacidade para 50 litros de combustível. O Civic EX acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Seu consumo urbano é de 11 km/litro, e rodoviário de 12,5 km/litro. Com confortáveis bancos de couro, câmbio automático e outros luxos, o motorista não tem do que reclamar. (BN)

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Alumínio 4 cilindros em linha

Cilindrada:

(1.7 litro)

Potência (cv x rpm)

: 130 x 6.300

Torque (Kgf.m x rpm)

: 15,8 x 4.800

Taxa de compressão

: 9,5:1

Cabeçote 16 válvulas

: SOHC/VTEC

Sistema de Injeção Multiponto:

PGM-FI

Sistema de Ignição:

Eletrônica Mapeada

TRANSMISSÃO

Tração dianteira

CARROCERIA/SUSPENSÃO/CHASSI

Tipo monobloco

Suspensão independente nas 4 rodas: dianteira McPherson e traseira Double Wishbone

Direção: pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios: dianteiro a disco ventilado/ traseiro a tambor ABS c/ EBD*

Rodas de liga leve R15″ x 6

Pneus 185/65 R15″ 88H

Capacidade do tanque de combustível (50 litros)

DIMENSÕES

Distância entre-eixos 2.620 mm

Comprimento 4.455 mm

Altura 1.455 mm

Largura 1.715 mm

Bitola diant./tras. 1.463/1.462 mm

Peso (kg) (manual/automático) 1175

Volume do porta-malas (402 litros)

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