Citroën Grand C4 Picasso nas revendas

Concessionárias Citroën de todo Brasil começam a comercializar o Grand C4 Picasso. O modelo, produzido na fábrica de Vigo (Espanha) e importado via Porto de le Havre, na França, está disponível apenas na configuração de sete lugares, com uma lista completa de itens de série, com três anos de garantia e custando R$ 89.800,00. Terá apenas um opcional disponível: teto solar panorâmico e o preço sobe para R$ 93.800,00.

O Grand C4 Picasso mede 2,10 metros de largura, 1,71 metro de altura e 4,59 metros de comprimento (só para comparação, o Picasso mede 4,27 metros). Com toda essa dimensão, os passageiros são brindados com ótimo espaço interno. Os ocupantes contam com bancos individuais, distribuídos em três fileiras, e uma ampla área envidraçada.

Mas o grande charme do Grand C4 Picasso é o pára-brisa ?panorâmico Space vision?, com ângulo de visibilidade vertical de 70.º, com pára-sol deslizante. Segundo a montadora francesa, o pára-brisa foi inspirado no ?design? do TGV (Train à Grande Vitesse, ou trem à grande velocidade, em francês). Bonito, o veículo tem uma silhueta que destaca a visibilidade.

Tem, ainda, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado quadrizone com distribuição de ar, vários porta-trecos, perfumador de ar, lâmpadas em pontos estratégicos que detectam a colocação da mão, sete ?air bags?, regulador/limitador de velocidade, sistema de ajuda à baliza, interior preto, roda de liga leve aro 16, rádio CD com MP3, etc. O porta-malas acomoda 672 litros, podendo chegar a 1.951 litros com todos os bancos rebatidos.

O novo Citroën está equipado com o mesmo câmbio automático seqüencial auto-active, de 4 velocidades, o mesmo motor do C4 Picasso: 2.0 litros, 16 válvulas, que desenvolve 143 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e 20,4 mkgf a 4.000 rpm.

Principal rival do recém-chegado Renault Grand Scénic, o Grand C4 incorpora soluções práticas para o dia-a-dia. Uma delas é o auxílio de estacionamento, que mede se o veículo cabe ou não numa determinada vaga. Para isso, o motorista aciona o botão P localizado na direção e aciona a seta referente ao lado em que deseja estacionar. Ao passar pela vaga, uma mensagem é emitida no computador de bordo, dizendo se o espaço é suficiente.

Outra solução interessante é o mecanismo do freio de mão automático. Nas ladeiras, ele é acionado automaticamente e freia o carro durante três segundos, que é o tempo que o motorista tem para tirar o pé do acelerador e colocá-lo no freio. De acordo com Sergio Habib, presidente da Citroën do Brasil, a expectativa é de vender 500 unidades do Grand C4 Picasso por mês. (BN)

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