Com cinco títulos de campeã mundial de rali como construtora no WRC e seis títulos como piloto e co-piloto para Sébastien Loeb e Daniel Elena, a Citroen tem presença consolidada na história do esporte automobilístico.
Agora, no Salão Internacional de Genebra, a marca dá prosseguimento a esta aventura com o DS3 Racing.
Os engenheiros da Citroën Racing apropriaram-se do DS3 e o transformaram à imagem do departamento de competição da marca. O DS3 Racing possui um estilo que inspira a audácia, o desejo, a potência, a vontade de ir ainda mais longe. Com um comprimento de 3,94 m, o DS3 Racing é um concentrado de esportividade.
Suas linhas sedutoras, ao mesmo tempo fluidas e alongadas, evocam força e potência, prazer de dirigir e segurança. Ele dispõe de um acabamento de carbono que se encontra também na lâmina semi-rígida do pára-choque dianteiro e na parte baixa da carroceria, bem como nos alargadores dos pára-lamas que acompanham as grandes rodas de 18 polegadas (com design inédito), ao mesmo tempo “high-tech” e esportivo. As proteções laterais das portas são também tratadas com o mesmo acabamento.
Exclusivo, o DS3 também chama a atenção em sua apresentação inédita desenvolvida para o Salão de Genebra; sua carroceria recebe uma cor cinza escuro, enquanto que seu teto, seus retrovisores externos e seus estribos de freios são de cor laranja.
Essa cor se transforma em laranja cromado na grade dianteira e nos aros das rodas.
Esta personalização também se encontra no teto, na tampa do porta-malas e na tampa de gasolina através de adesivos decorativos. Oriundo do DS3, o espaço interno, se beneficia do mesmo tratamento específico do que o externo. Seus passageiros são recebidos numa atmosfera ao mesmo tempo luxuosa, arrojada e original.
O carbono se insinua com elegância sobre a fachada central do painel de bordo, no friso do volante, sobre os descansa-braços das portas e sobre os suportes da tampa do painel de instrumentos.
Baseado na motorização 1,6 litro THP 150, os engenheiros trabalharam para aumentar a potência, que passou de 156 para 200 cv. O torque também é generoso.
Ele passa de 240 Nm para 275 Nm, ou seja, um aumento de quase 15 %, estando disponível em uma larga faixa de regime, o que garante flexibilidade e prazer de dirigir.
Sua direção também é adaptada ao temperamento esportivo do carro. E novos jogos de pneus garantem ao esportivo DS3 ótimo “feeling” e excelente estabilidade. O DS3 Racing será comercializado, numa série limitada de 1.000 exemplares, a partir do segundo semestre de 2010.