A Citroën começa a distribuir para a sua rede o novo C3 fabricado em Porto Real. O compacto premium inaugura nova nomenclatura de versões da marca francesa e traz novos motores 1.5 e 1.6, ambos bicombustíveis. Seus preços partem de R$ 39.990. Em oferta de despedida, o C3 antigo parte de R$ 34.990 (motor 1.4). Os valores anunciados estão todos com desconto de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).
Maior e totalmente renovado, o C3 é um outro carro. Saídas de ar-condicionado, volante, quadro de instrumentos, bancos e comandos do ar-condicionado foram emprestados da minivan C3 Picasso. A grande novidade do carro é o interessante para-brisa (opcional) Zenith, oferecido a partir da versão Tendence e que se estende até a cabeça dos passageiros da frente. Segundo a montadora, ele aumenta o campo de visão vertical da frente em mais de 80 graus ante os para-brisas convencionais. Se o sol estiver forte demais, não precisa esquentar a cabeça: basta puxar a cobertura retrátil para diminuir a incidência de luz dentro do carro.
No lugar do antigo motor 1.4, a Citroën optou por um 1.5 flex de até 93 cv. A outra opção é o conjunto 1.6 de 122 cv com etanol e 115 cv com gasolina, equipado com o sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho de partida a frio. A opção mais potente vem acompanhada da transmissão automática AT8, com a possibilidade de realizar trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante.
A gama de versões também mudou: em vez de GLX e Exclusive, agora a linha C3 é composta pelas configurações Origine (básica), Tendence (intermediária) e a top Exclusive. Todas as opções oferecem airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, freios ABS e cintos de três pontos para todos os passageiros de trás. A versão Origine sai por R$ 39.990, enquanto a configuração Tendence custa R$ 43.990. Já a versão Exclusive tem preço sugerido de R$ 49.990 com câmbio manual e R$ 53.990 com câmbio automático.
Para o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, o português Carlos Gomes, o principal concorrente do novo C3 será o Ford New Fiesta Hatch, que custa a partir de R$ 44.130 e é oferecido apenas com motor 1.6 (115 cv) e câmbio manual. A garantia do modelo é de três anos – a do anterior era de um.
Motor 1.5
O C3 1.5 é para quem não tem pressa. O novo motor bicombustível, evolução do antigo 1.4 de apenas 82 cavalos e 12,6 kgfm de torque, agora rende 93 cv e 14,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A diferença de mais de uma dezena de cavalos, aliada a uma redução de peso de 10 kg (1.091 kg do C3 antigo e 1.081 kg do novo) é claramente notada. Maior e mais largo, o hatch melhorou em comportamento dinâmico e ficou mais divertido de dirigir que a geração anterior. O câmbio recebeu ajustes nas relações e, mesmo mantendo os engates longos do modelo antigo, está mais preciso. O C3 ficou mais ágil. Em um pequeno trecho pelas ruas planas de Brasília, o carro mostrou desempenho honesto para quem procura um carro para circular pela cidade.
* O jornalista viajou a convite da Citroën.
Divulgação/Citroën |
---|