Citroën C4: preço, sua maior “arma”

citroen1231106.jpgImportado da França, o Citroën C4 VTR é um dos destaques do segmento dos médios esportivos e do estande da Citroën no 10.º Salão do Automóvel que se realiza no Expotrade Convention, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Sua dianteira lembra o "top" C5, apenas pelos Chevrons cromados que acompanham toda a largura da grade do radiador. Mas é só. A grade na parte inferior do pára-choque, onde estão acoplados os faróis de neblina, é bem maior. Outra diferença está no desenho do conjunto ótico, como a própria Citroën definiu, em forma de bumerangue, subindo pelos pára-lamas do carro, acompanhando a linha do capô. Este, por sua vez, possui três vincos, acompanhando as pontas do emblema da marca. E para completar, o pára-brisa é amplo, oferecendo bastante visibilidade para o motorista.

citroen2231106.jpgMas é na parte traseira que está todo o charme do C4.

A começar pela caída da parte de trás do carro, onde foi colocada uma faixa no teto em vidro, logo abaixo da antena, o qual se une ao vidro traseiro do carro. Um "design" totalmente diferenciado que chama, e muito, a atenção das pessoas. Mas há outros detalhes que agradam, como o desenho das lanternas, quase um triângulo na vertical, e o amplo pára-choque com a parte inferior central em preto. A indicação C4 VTR fica estampada do lado direito da tampa do porta-malas, que tem capacidade para 314 litros, chegando a 1.083 litros com o banco traseiro rebatido.

citroen4231106.jpgVisto de lado, o destaque fica para a caída do teto – do vidro traseiro até a ponta das lanternas. Os vidros são amplos oferecendo bastante luminosidade para o interior do carro e boa visão para todos os ocupantes. Dois pontos interessantes: os retrovisores externos com formato "bandeira" e a faixa preta na parte inferior das portas com o VTR na parte de trás, dando um ar mais esportivo ao modelo. Falando em esportividade, ela é completada com as rodas em liga leve de série. O C4 é oferecido apenas com duas portas.

citroen5231106.jpgSeu interior conta com boa lista de equipamentos de série com alguns conteúdos inéditos, como o volante com comandos centrais fixos. Revestido em couro, o volante agrupa ao alcance das mãos as principais funções de conforto e de ajuda à direção. Ele é associado a um "display" translúcido que exibe informações de direção (velocidade, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade, etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel, interessante e de fácil leitura. O C4 possui, inclusive, um dispositivo perfumador de ambiente, instalado no aerador central, onde o motorista pode controlar a quantidade de ar perfumado. (BN)

OLHO CLÍNICO

citroen6231106.jpgSegundo Sérgio Habib, presidente da marca francesa no país, o objetivo da Citroën do Brasil é de vender 400 unidades do C4 VTR por mês.

Entre os equipamentos de série, há, ainda, ar-condicionado automático digital com regulagem direita e esquerda, seis "airbags" (frontal, lateral e cortina), apoio de braço central dianteiro, CD player com MP3, computador de bordo, limitador de velocidade, vidros e retrovisores elétricos e volante com regulagem em altura e profundidade.

citroen7231106.jpgMas há muito mais no interior do C4 que oferece conforto para todos os ocupantes. A posição de dirigir é muito boa, não cansando mesmo nos trajetos mais longos e todos os comandos estão bem à mão. No banco traseiro, um bom espaço para dois adultos. Na falta do quinto passageiro, pode-se abaixar parte do encosto do banco, que se transforma em porta-objetos e porta-copos.

citroen8231106.jpgA lista dos equipamentos de série não pára por ai. Tem, ainda, alavanca do câmbio com revestimento em couro, "brake light", detector de obstáculos traseiros, faróis halógenos, faróis de neblina, freios ABS + ESP (controle de estabilidade) + ASR (controle de tração) e AFU (auxílio a frenagem de urgência), faróis com acendimento automático, etc. Entre os opcionais, bancos com revestimento em couro, faróis xenon, faróis autodirecionais e rodas de liga leve aro 15 Cronos.

citroen9231106.jpgO C4 VTR brasileiro é equipado com motor de 2.0 litros de 16 válvulas que desenvolve potência máxima de 143 cavalos a 6.000 rpm e torque máximo de 20,4 mkgf a 4.000 rpm. De acordo com a Citroën, esse propulsor em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades faz o C4 acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atingir a velocidade final de 207 km/h.

Durante avaliação realizada pelo Jornal do Automóvel, o C4 VTR mostrou-se ágil na estrada e gostoso de ser dirigido. Vários pontos positivos para seu desempenho. Têm boas retomadas, responde rápido, e freia bem. Assim como o motor, que foi adaptado às condições brasileiras, a caixa de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas.

Em resumo, o carro é excelente e deverá cair no gosto do consumidor do segmento dos médios, onde além do A3 e Classe A tem o Ford Focus, Chevrolet Astra, Peugeot 307, Fiat Stilo e VW Golf, que custam entre R$ 63 mil e R$ 70 mil. O C4 VTR tem preço sugerido de R$ 68.800,00 sua maior arma perante a concorrência. (BN)


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