Produzido no Mercosul (Argentina), o Citroen C4 Pallas é um automóvel com equipamentos inéditos, disponíveis apenas em segmentos superiores, e por isso incomoda a concorrência. É um Citroen que chama a atenção por seu porte, conforto, habitabilidade, porta malas (o maior da categoria), e potência.

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O Citroen C4 Pallas 2010, baseado na plataforma C4 – destaque no EuroNCap, é equipado de série com “airbags” para o motorista e para o passageiro dianteiro. Conta também de série com equipamentos como freios a disco nas quatro rodas com ABS+EBD+AFU, retrovisores externos com regulagem elétrica, fixação ISOFIX para cadeiras de crianças, faróis com regulagem elétrica, rodas de liga leve aro 16, e ainda, dentre opcionais, controle de tração ESP+ASR e 6 “airbags”.

Por dentro, nada mais de conta-giros sobre o volante. O arco que abrigava o mostrador digital deixou de existir e a informação agora está dentro do painel central, formando um semicírculo no canto esquerdo com a marcha inserida; com a mesma atualização de “software”, toda a parte gráfica do painel foi (ligeiramente) modificada e agora está alinhada às minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso.

Equipa o C4 Pallas, um motor 2.0 Flex, que mantém 143 cv quando utilizado com gasolina e 151 cv quando com álcool, sempre a 6.000 rpm. Mas as 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm. O moderno motor conta com sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja seu regime, e utiliza acelerador eletrônico, que garante maior suavidade e precisão de funcionamento. Acoplado ao motor, um câmbio automático Tiptronic, de quatro velocidades.

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Avaliamos um C4 Pallas com a nova opção de pintura, (a Gris Cendré), um cinza pérola que tende a ficar marrom dependendo da iluminação, com acabamento Exclusive e “kit Pack Technologie” (inclui controle de estabilidade ESP, e quatro “airbags” extras ao duplo frontal), o que deixou o sedã mais completo e tecnológico. Assim que demos partida, o C4 Pallas nos tratou com conforto. Rodou suave e minimizou as imperfeições do solo, bem como acomodou bem a carga colocada no porta-malas, com direito a rede protetora para manter tudo no lugar.

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É um carro extremamente confortável, com espaço para bagagens dos mais generosos, ótimo para família com filhos pequenos e para um casal levar até dois adultos numa viagem de fim de semana. Na estrada uma tranqüilidade. Mas não é um esportivo. Quem quiser andar rápido não compre um C4 Pallas, muito embora ele não negue fogo quando exigido. Mas com o trânsito lento de hoje e a profusão de radares na cidade e na estrada, quem anda rápido hoje em dia? (BN)

Ficha técnica

Motor: 2.0 dianteiro, transversal flex;
Cilindros: quatro cilindros em linha;
Válvulas: 16 V;
Cilindrada: 1.997 cm³;
Potência: 143 cv com gasolina a 151 cv com álcool a 6.000 rpm;
Torque: 20,41 kgfm com gasolina a 21,63 kgfm com álcool a 4.000 rpm;
Direção: eletro-hidráulica progressiva;
Câmbio: automático e seqüencial;
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira
com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de emergência);
Dimensões
4,77 m de comprimento;
1,77 m de largura;
1,51 m de altura;
2,71 m de entreeixos;
Peso: 1.366 kg;
Tanque: 60 litros;
Combustível: álcool e gasolina;
Porta-malas: 580 litros.