No próximo Salão Mundial do Automóvel 2004, em Paris, a Citroën apresentará o Citroën C3 “Stop & Start”, o primeiro carro dotado de um sistema que permite a parada e a partida instantâneas do motor em situações de imobilidade do veículo, como semáforos, tráfego congestionado, etc.
Esta inovação do Grupo PSA Peugeot Citroën será associada a uma outra tecnologia de ponta já comercializada no C3 na Europa, a caixa de câmbio robotizada SensoDrive. O sistema será apresentado num veículo com motor a gasolina.
Os ganhos de consumo esperados com o Stop & Start são de aproximadamente 10% em uso urbano e de 6% em ciclo misto. O Stop & Start será, em seguida, progressivamente instalado em outros veículos da marca Citroën. Assim, o grupo mantém o desenvolvimento de sua política “de uma tecnologia útil para todos” permitindo, ao mesmo tempo, uma vantagem para o cliente – a redução do consumo – e uma vantagem para o cidadão – a redução das emissões de CO2.
Testes efetuados em ambientes de aglomerações urbanas demonstram que, em uso urbano, os veículos ficam aproximadamente 30% do tempo parados. Os clientes e o meio ambiente urbano passarão a contar também com outra vantagem do sistema Stop & Start: a diminuição de ruídos e o conseqüente conforto acústico (tanto de usuários quanto de pedestres).