A Citroën está lançando no Brasil a minivan C4 Picasso, modelo que faz da gama de monovolumes da marca francesa, que inclui a Xsara Picasso e a Grand C4 Picasso, a mais completa do País.
O novo modelo importado da Espanha, que tem espaço para cinco ocupantes, chega com preço sugerido de R$ 80.700.
Seu design o identifica com os outros modelos Citroën, mas com alguns diferenciais, a começar pelo degrau em forma de onda na lateral e pelas lanternas traseiras horizontais, segundo a montadora, inspirada nos sedãs.
O novo modelo incorpora o conceito Space Vision que, segundo a montadora, garante visibilidade periférica e luminosidade excepcionais, graças ao para-brisa panorâmico de grande ângulo. Ele vem com persianas para-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGVs (Trens de Grande Velocidade) existentes em vários países.
E conta ainda com regulador e limitador de velocidade, freio de estacionamento elétrico e sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação.
Referência na área de segurança, também traz de série sistema de freios com ABS + AFU + REF, controle de estabilidade ESP + ASR, sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), fixação Isofix para cadeiras de crianças, “brake-light” e muito outros mimos.
Além disso, o modelo oferece capacidade de carga de até 1.775 litros, e pode ser equipado com o novo Modubox, que facilita a divisão em compartimentos do porta-malas ou o transporte de objetos fora do veículo.
Seu motor é um 2.0 16V de 143 cv (cavalos) a gasolina, com torque (força) de 20,40 kgfm. Bem equipado, o modelo traz volante com comandos centrais fixos que inclui regulador e limitador de velocidade, freio de estacionamento elétrico ou o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação. O ar-condicionado tem quatro zonas.
O monovolume será comercializado em cinco cores de carroceria: Gris Aluminium (prata), Noir Onyx (preto), Nocciola (castanho), Gris Fer (cinza) e Rouge (vermelho).
A montadora espera vender 400 unidades/mês do novo produto, além de outras 200 do C4 Grand Picasso e mais 700 do Xsara Picasso.
“Com a chegada do C4 Picasso ao mercado brasileiro, atenderemos a uma faixa de público ainda mais ampla, que busca um veículo que ofereça estilo e tecnologia em uma carroceria compacta, adequada ao dia a dia dos grandes centros urbanos”, afirma Michel Bernardet, diretor comercial da Citroën do Brasil.