O dia 14 de abril de 1953 ficou indelevelmente marcado no livro sobre a história dos pilotos de carros de competição paranaenses.
Nesta data, por volta das 13 horas, na altura do quilometro 30 da estrada Curitiba – Rio Negro, acidente fatal ceifaria a vida de Edmundo Dal Lago, piloto e construtor da carreteira marca Ford 1940, com motor de Ford 1946 e que levava nas portas o número 4.
Mundito, apelido pelo qual era conhecido nos meios automobilísticos, não completara 30 anos de idade, mas já aparecia como promissor piloto de carros de corrida.
A largada dos carros neste circuito acontecia na esquina da Avenida Mal. Floriano Peixoto com a atual Avenida Kennedy (antiga avenida Guaíra), ao lado do prédio do Asilo Nossa Senhora da Luz.
Os veículos seguiam pela Mal. Floriano até a rua que seria depois a rodovia BR-101, entravam na Avenida Salgado Filho, Rua Comendador Roseira, voltando ao ponto inicial, num trajeto de cerca de 5 quilometros.
Da prova participaram pilotos tanto de Curitiba quanto de cidades vizinhas e de outros estados, tais como Paulo Buso, Haroldo Vaz Lobo, Pereréca (Euclides Bastos) e muitos outros, sendo os veículos organizados em categorias, ou seja, Força Livre (as carreteiras), até 1.500cc e originais.
A corrida principal, reunindo as carreteiras, foi vencida pelo curitibano Haroldo Vaz Lobo (falecido recentemente aos 81 anos de idade) com a carreteira Ford 1940 número 5, motor com cabeçotes de alumínio, cárter de alumínio aletado e coletor para três carburadores, o qual, gentilmente, entregou o troféu a que fez jus à senhora Olga Fontana, viúva de Mundito.
Nas imagens, mostramos alguns flagrantes dessa histórica corrida, obtidos na Avenida Mal. Floriano e que fazem parte do acervo do antigomobilista curitibano Celso Luiz Marcolla Vianna.