A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros de 20 compactos nacionais e o resultado geral foi decepcionante. O órgão constatou que o ocupante que viaja no banco de trás está menos protegido.
A avaliação considerou a presença de recursos que aumentam a proteção, no caso limitadores de carga, que previnem lesões causadas pelo cinto, e pré-tensionadores, item que reduz a folga do cinto durante o impacto.
Apenas o Chevrolet Corsa Maxx (1.4) traz cintos de três pontos retráteis disponíveis para todos os ocupantes. Nos demais veículos observados, o cinto traseiro central é apenas abdominal e, por isso, oferece menos segurança ao passageiro que ocupa aquele local.
Além disso, há uma menção negativa para o Ford Ka 1.0, apontado como o carro com pior sistema de retenção do cinto. Ele não possui o retrator no equipamento traseiro lateral de três pontos sistema que regula automaticamente a fita ao corpo e peca ainda por ter os cintos traseiros curtos demais, dificultando (ou impossibilitando) a ancoragem de um bebê-conforto, por exemplo. No Fiat Uno (1.0) e no Ford Fiesta (1.0) também há ausência do retrator.
Os veículos que conseguiram os melhores resultados para os ocupantes dos bancos dianteiros foram o VW Fox 1.6 Flex Prime I-Motion, Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic e Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique. Motoristas e caronas obesos também podem ter problemas com as tiras curtas dos cintos dianteiros de Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka Sport 1.6, aponta o estudo da Proteste.