Raio x

Cinco razões para comprar o VW Up! e cinco para não comprar

Cinco razões para comprar o VW Up! e cinco para não comprar
Foto: Divulgação

 

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
De acordo com o Inmetro, o Up! 1.0 com motor aspirado faz 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Abastecido com gasolina, os números sobem respectivamente para 14 km/l e 15,8 km/l. Graças à injeção direta de combustível, o motor turbinado é ainda mais econômico: 9,6 km/l no uso urbano e 11,1 km/l no ciclo rodoviário com etanol. Alimentado por gasolina, faz 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l em rodovia.

PRATICIDADE PARA ESTACIONAR
Na linha 2018, o Up! cresceu 8,4 cm, mas, mesmo com os atuais 3,68 m, continua a ser um veículo fácil de estacionar em grandes centros urbanos ou em vagas apertadas de prédios.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
O modelo emprega na carroceria aços de diversos níveis de resistência. Os mais ‘duros’ têm como função criar uma célula de sobrevivência e preservar os ocupantes em caso de colisões ou capotamentos. A resistência de alguns desses aços (como o empregado na coluna central) é tanta que a Volkswagen garante que é impossível fazer um furo nesse tipo de chapa com furadeira.

DESEMPENHO
Se o motor 1.0 aspirado (de até 82 cv) já agrada, o turbo (disponível no UP! TSI) faz do modelo um esportivinho nervoso, de respostas ágeis. Com 105 cv de potência e torque de 16,8 mkgf a apenas 1.500 rpm, o modelo não decepciona: segundo a fabricante, faz 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcança 183 km/h de máxima (etanol).

DIRIGIBILIDADE
O pequeno hatch da Volkswagen tem direção (elétrica) precisa, câmbio manual de cinco marchas de engates justos, boa posição ao volante e pedais com bom peso, que tornam a condução prazerosa.

PARA NÃO COMPRAR

PREÇO
O Up! mais barato, o Take, parte de R$ 37.990. É caro, para um carro 1.0 pouco equipado.

EQUIPAMENTOS
O Up! Take, o mais barato, vem apenas com o essencial. Se quiser itens como ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, o interessado tem de comprar o pacote batizado de ‘completo’ pela Volkswagen. Custa R$ 5.250 e eleva o preço do modelo a R$ 43.240.

VENTILAÇÃO
O sistema de ventilação tem apenas duas saídas laterais. E a ausência de saída central no painel pode fazer falta no auge do verão, quando as temperaturas costumam subir demais.

ESPAÇO
O preço de ser um veículo subcompacto é que por dentro o Up! é ‘justo’. O porta-malas para 285 litros pode ser insuficiente para uma viagem familiar, e pessoas altas podem raspar os joelhos se estiverem no banco traseiro.

FALTA CENTRAL MULTIMÍDIA
O Up! possibilita integração com smartphones, por meio do sistema denominado Composition Phone. Mas o dispositivo depende do aparelho celular do usuário. Não é, portanto, uma central multimídia com tela fixa no painel.

vw-up2
Foto: Divulgação
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna