Cinco campanhas de recall já foram iniciadas

Nem bem acabou o primeiro mês do ano e cinco campanhas de recall já foram iniciadas em 2013. A Volvo se encarregou de ser a primeira a convocar seus clientes para comparecerem às concessionárias a fim de fazer a fixação de novas abraçadeiras dos chicotes elétricos sob os assentos dianteiros nos modelos S60 e XC60, produzidos entre maio de 2011 e fevereiro de 2012. Há risco de não funcionamento dos airbags da forma pretendida.

Depois foi a vez da Hyundai alertar os proprietários do Veloster equipados com teto solar e fabricados entre novembro de 2011 e abril do ano passado. Os vidros do acessório podem estar danificados e correm o risco de trincar. A Land Rover também entrou na roda para reparar danos ao Range Rover Evoque 2012, depois de constatado problemas na fixação da caixa de direção.

Até o recém-lançado Onix, da Chevrolet, já exige uma visita à concessionária. A montadora detectou na versão 1.0 a existência de aresta cortante na roda, que pode causar cortes internos no pneu durante o seu processo de montagem. Em consequência, ocorre o esvaziamento do pneu, com possibilidade de acidente.

Em 2012, o setor automotivo foi o que mais precisou fazer iniciativas para reparação ou substituição de peças, com 64,6% das campanhas. O setor de motocicletas ocupou a segunda colocação da lista, com 23,1%, de acordo com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).

Mas se as fabricantes estão assumindo o erro, cabe ao cliente atender ao chamado. De acordo com a associação de consumidores, Proteste, ainda é baixa a adesão dos condutores às campanhas de recall.

Fique atento

Não perca tempo. Compareça a uma concessionária da marca assim que puder, afinal, devem ser feitos reparos de segurança. Além disso, o Denatran determinou que o não atendimento ao recall, no prazo de um ano, passa a constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Se o defeito apontado pela montadora na convocação acarretou em algum acidente, procure o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor para pedir reparação por danos morais e patrimoniais.

Vai comprar um carro usado? Antes de fechar negócio, cheque com a montadora se o veículo já passou por um recall por meio de seu Serviço de Atendimento ao Cliente.

Outra forma de saber se seu carro já foi submetido à alguma campanha de reparo é por meio do portal do Ministério da Justiça (http://portal.mj.gov.br). Você vai precisar inserir a numeração do chassi (VIN), que possui 17 caracteres.

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