Entre as inúmeras novidades da DaimlerChrysler no Salão Internacional de São Paulo 2004, que acontece entre os dias 21 e 31 de outubro, está o esportivo 300C SRT-8, exposto no Salão de Detroit, no início do ano.
O “design” é bem interessante, voltado para os “hot hods” americanos. Atente para o formato quadrado da dianteira e para a enorme grade frontal, que invade o pára-choque. Seu estilo faz o gênero purista e a grade do radiador, devemos reconhecer, é uma das melhores reedições dos anos dourados da Chrysler, assim como a linha de cintura alta; as caixas de roda bem “justas” e as próprias dimensões. Uma configuração suficiente para sustentar a fama de imbatível. Ou quase.
Para equipar essa fera, os engenheiros trabalharam no propulsor 5.7 litros Hemi que desenvolvia 340 cavalos de potência, e aumentaram a capacidade do bloco para 6.1 litros, conseguindo aumentar a potência para 425 cv e 57,79 mkgf de torque máximo.
Embora a Chrysler não tenha informado a velocidade máxima que o modelo atinge, sabe-se que esse verdadeiro foguete acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de cinco segundos, e que o quarto de milha (403 m) chega antes dos 14 segundos. Esse esportivo recebeu, ainda, rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus Goodyear de F1 245/45/20 na frente e 255/45/20 na traseira.
O 300C SRT-8 conta com transmissão automática de cinco velocidades com controle AutoStick, podendo ser operado manualmente ou de forma automática. A sigla SRT vem fazendo parte da nomenclatura de vários veículos do grupo, como o Dodge Viper SRT-10, o Dodge SRT-4, o Dodge Ram SRT-10, o Dodge Ram SRT-10 Quad Cab e o Chrysler Crossfire SRT-6 Coupe e Roadster.
Há muita eletrônica embarcada e tudo é pela segurança: ESP, ABS e sistema de controle sobre a expansão dos airbags. E, ainda, para ampliar a visão noturna, há faróis de alta intensidade (HID).