A DaimlerChrysler não poderia deixar de apresentar mais um “rouba cena” no Salão de Detroit 2004, nos EUA, depois da motocicleta Dodge Tomahawk com motor V10, apresentada no ano passado.
E caprichou para apresentar o protótipo do superesportivo Chrysler ME Four Twelve, (o primeiro carro esporte da marca com motor central), projetado e fabricado em tempo recorde (pouco mais de um ano). O carro vem equipado com motor V12 6.0, uma verdadeira usina de força. O visual não fica atrás, com direito a detalhes sofisticados.
O projeto não economizou materiais nobres e tecnologia de ponta, tanto que sua carroçaria é de fibra de carbono. Entre seus principais atrativos está o aerofólio traseiro escamoteável. Para que seja aplicada uma força equivalente a 421 kg na traseira com o carro a 300 km/h, esse apêndice aerodinâmico fica 10 centímetros mais alto. Os faróis com “leds” eletroluminescentes estão no lugar das lâmpadas convencionais e também fazem parte do visual futurista. As linhas agressivas escondem a estrutura tubular de alumínio reforçada com fibra de carbono e o subchassi de cromo-molibdênio.
Assim, os freios são a disco ventilado e feitos de fibra de cerâmica, com pinças de alumínio com seis pistões. As rodas são de aro 19 com pneus 265/35ZR 19 na frente e 335/30ZR 20 atrás. Para não mudar o tom de sofisticação, os amortecedores são controlados eletronicamente com ajuda de sensores e a suspensão inclui braços de aço inoxidável.
Por dentro, o desenho do painel lembra o dos modelos de competição, com instrumentos circulares em destaque. Mas o habitáculo não deixa de ser requintado, com bancos de couro, volante escamoteável, ar-condicionado eletrônico e sistema de som de alta fidelidade. A claridade do interior é garantida pelo teto transparente, que parece uma extensão do pára-brisa e que continua até o vidro traseiro. Detalhe interessante é o ajuste do apoio para os pés do passageiro, o que é útil em curvas em alta velocidade.
E como é veloz esse protótipo. Segundo a montadora, o ME Four Twelve é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e de atingir incríveis 400 km/h. Para chegar a 200 km/h, partindo da imobilidade, são necessários 6,2 segundos. São números tão impressionantes quanto o motor V12 6.0 de 850 cavalos e brutais 117,3 kgfm de torque entre 2.500 e 4.500 rpm. Obra dos projetistas da divisão AMG da Mercedes-Benz, que incluíram quatro turbos, sistema de injeção eletrônica seqüencial e materiais leves e resistentes no “coração” desse gigante.