Chega ao Brasil um dos modelos de maior sucesso da marca Chrysler no mundo, o sedã 300C. O modelo, também na versão Touring (station), impressiona pela sua beleza.
Na dianteira, destaque para a grade frontal, toda cromada e com linhas verticais e horizontais entremeadas, guardando o símbolo da marca no topo, ao centro. Sua combinação com os faróis e o pára-choques, praticamente integrado à carroceria, dão ao veículo um ar retrô.
Sua traseira é bem limpa, com grandes lanternas posicionadas na vertical e pára-choques também integrados à carroceria. O símbolo da Chrysler fica no centro da tampa do porta-malas, na parte superior. Duas ponteiras de escapamentos, nas extremidades, completam a esportividade. Na lateral, nota-se a linha de cintura alta e o teto baixo, atribuindo ao modelo muita personalidade.
No seu interior, o 300C oferece muito luxo e requinte aos ocupantes. Entre os itens de conforto, bancos de couro na cor cinza, painel central com detalhes em alumínio, rádio AM/FM/CD para seis discos, com compatibilidade MP3, coluna de direção com ajuste eletrônico memorizado de altura e profundidade, computador de bordo, direção com controles para áudio, alavanca de câmbio com detalhes cromados e de madeira, controle de velocidade (piloto automático) com comando na coluna de direção, ar-condicionado automático com sensor infravermelho "Dual-Zone", banco do motorista com regulagem elétrica em oitos direções, entre outros.
Ainda assim, uma vez acomodado no banco do motorista, passa sensação agradável, porque a atmosfera interna foi muito bem cuidada. O espaço disponível, tanto na frente como atrás, impressiona em razão dos 3 metros de distância entre-eixos. Porta-malas de 500 litros de volume é relativamente modesto. Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus (TPM), que alerta o motorista em caso de condições inadequadas de pressão interna de cada pneu, é item de série no Chrysler 300C.
Os consumidores do sedã Chrysler 300C contam com a volta triunfal da tração traseira aos modelos americanos de maior porte.
Um alerta de cinto de segurança do assento dianteiro que emite um som para lembrar os ocupantes de afivelar o equipamento, e uma luz indicadora do controle de velocidade no painel de instrumentos também fazem parte do pacote de equipamentos do Chrysler 300C. (BN)
Olho clínico
O sedã Chrysler 300 C oferece o motor HEMI V8 de 5.7 litros com Sistema de Desligamento de Cilindros (MDS).
O MDS desliga quatro cilindros do motor quando a potência do V8 não
é necessária, melhorando a economia de combustível, segundo o
fabricante, em até 20%. Para acompanhar o motor, uma transmissão
automática de cinco velocidades com AutoStick (possibilidade de seleção
manual de marchas).
Com 340 cv o Chrysler 300 C pode ir de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, informa a montadora. A parte mecânica integra duas
filosofias construtivas, alcançando resultado digno de nota. A
suspensão independente nas quatro rodas – triângulos duplos
diferenciados na frente e conjunto multibraços atrás -, a caixa de
câmbio automática de cinco marchas com gerenciamento eletrônico e a
plataforma são as mesmas do Mercedes-Benz Classe E.
O
consumo de combustível indicado pela Chrysler é de 5,5 km/l, cidade e 8
km/l, estrada – talvez rodando bem devagar. Entretanto, um dispositivo
eletroidráulico,o MDS, corta o funcionamento de metade dos cilindros em regimes estabilizados de baixas rotações e, com tudo a favor, alcança até 11 km/l, segundo a fábrica.
Pelo seus 5 metros de comprimento e quase 1,9 metro de largura não
dá para ignorar a presença do topo de linha da Chrysler em ruas e
estradas. Em razão dos controles eletrônicos de tração e de correção de
trajetória – tudo herdado dos Mercedes – é possível explorar o prazer
de dirigir. O bom nível de segurança passiva está presente graças aos
"airbags" frontais e os de cortina na dianteira e na traseira da
cabine. O banco traseiro rebatível e bipartido possui cintos de
segurança de três pontos, inclusive para o ocupante do meio, e três
apoios de cabeça.
Durante
o teste de avaliação, o 300C mostrou-se surpreendentemente à mão para
seus 1.840 kg de peso. O volante tem boa pega e nível de assistência
hidráulica correto. Ótimo e bem definido apoio para o pé esquerdo ajuda
a manter o corpofirme no banco. Ninguém se surpreenda ao apertar até o fundo o acelerador, porque o motor V8 Hemi mostra a que veio. De acordo com o fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é completada em apenas 6,3 segundos. Os freios são bem dimensionados para o porte e desempenho do carro.
O acabamento e os materiais utilizados condizem com sua faixa de preço – R$ 180 mil, tudo incluído. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando duplo e 16 válvulas
Cilindrada: 1.999 cm3
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 18,9 hgfm a 4.500 rpm
Taxa de compressão: 10,1:1
Câmbio: Câmbio automático de quatro marchas
Comprimento: 4,73 m
Largura: 1,81 m
Altura: 1,43 m
Entreeixo: 2,75 m
Porta-malas: 500 litros
Peso: 1.422 kg
Suspensão: Independente tipo
McPherson com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores
hidráulicos pressurizados, na dianteira; independente tipo MultiLink
com barra estabilizadora, braços inferiores, molas helicoidais e
amortecedores hidráulicos pressurizados, na traseira.
Freios: a disco nas quatro rodas com ABS
Tanque: 58,5 litros
Preço: a partir de R$ 110.550,00
