Chinesa JAC Motors chega ao mercado brasileiro

Escolher bem os adversários pode ser a chave do sucesso da chinesa JAC Motors que chegou esse mês ao mercado brasileiro disposta a conquistar habituais consumidores de Gol, Uno, Fox, Celta, Corsa, Palio, Fiesta, Agile, Sandero, C3 e 207.

Além de colocar seu “hatch” compacto J3 para enfrentar os “best sellers” das maiores marcas instaladas no Brasil, ainda traz a versão sedã, o J3 Turin, para “beliscar” também o disputado segmento de três volumes compactos, que inclui Siena, Voyage, Corsa sedã/Classic, Fiesta sedã e Logan, entre outros.

Os preços estão definidos: R$ 37.900 para o J3 e R$ 39.900 para o J3 Turin. “O coração do mercado é  a faixa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. É aí que vamos entrar”, explicou Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil durante a apresentação dos carros a imprensa especializada.

As metas de vendas são ambiciosas: 2 mil unidades mensais do J3 hatch e mil do sedã. “Queremos vender 35 mil carros ainda em 2011 e terminar o ano com 1% de “market share” no País”, disse Habib. Em três anos, a meta é alcançar 3% de “marketing share” complementou o empresário.

Como a Jianghuai Automobile Co., mais conhecida como JAC Motors, é uma marca desconhecida no Brasil, a escolha dos concorrentes e as metas de vendas poderiam parecer inviáveis.

E seriam, se por trás de tal projeto não estivesse o Grupo SHC, do experiente empresário Sérgio Habib. Maior varejista de automóveis do País, Habib foi o responsável há duas décadas pela implementação dos carros da Citröen no Brasil e até hoje controla mais de 50 concessionárias da marca francesa.

Também consta do patrimônio do Grupo SHC concessionárias Ford e Volkswagen, além de ser responsável pelas importações dos modelos das marcas inglesas Jaguar e Aston Martin para o Brasil.

A ousada estratégia da empresa para a JAC começou pela inauguração simultânea no dia 18 de março de 50 concessionárias em 28 cidades brasileiras. Outros 50 pontos de vendas deverão ser instalados nos principais “shopping centers” do País e a idéia é abrir mais 30 concessionárias ainda em 2011.

A tática é óbvia: oferecer mais equipamentos que os concorrentes, por um preço igual ou mais baixo. Para convencer quem desconfia da JAC, o Grupo SHC garante que importou 16 “conteiners” com mais de 10 mil diferentes itens de reposição, estocados num galpão de 15 mil m2 em Barueri, na Grande São Paulo. Só nos resta aguardar a resposta do mercado consumidor quanto aos carros chineses J3 Hatch e J3 Turin Sedã.

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