Chevrolet Journey é mais um carro-conceito da GMB

Um ensaio sobre como será um utilitário esportivo no futuro próximo: esse é o Chevrolet Journey, um carro conceito desenvolvido pelo Design da General Motors do Brasil para o Salão Internacional do Automóvel 2002. Um veículo arrojado que desafia as atuais classificações, oferecendo um interior versátil e com muito espaço, mesmo tendo dimensões exteriores compactas.

Com o desafio de desenhar um veículo combinando harmonicamente utilidade e flexibilidade, a GM do Brasil trabalhou com linhas que definem um perfil fortemente gestual, oferecendo, ao mesmo tempo, características de uma “sport wagon” e de um utilitário esportivo.

O estudo de “design” brasileiro, iniciado em janeiro deste ano, traz conceitos únicos em uma nova linguagem de “design”, representada em um protótipo de fibra de vidro na cor cinza perolizada, que adquire nuanças esverdeadas, de acordo com a iluminação.

O Chevrolet Journey surpreende pelo seu “design” moderno, arrojado e funcional, esculpido de forma harmoniosa e agressiva. “Este veículo foi concebido para superar o tradicional desenho de duas caixas dos utilitários esportivos atuais com uma proposta mais dinâmica, proporcionando o máximo de versatilidade. Trabalhamos de forma ousada com linhas agressivas que transmitem força e esportividade”, destaca David Rand, diretor de Design da GMB.

O Chevrolet Journey foi desenvolvido sob critérios que podem torná-lo tecnicamente viável de ser construído, visando novas tecnologias e conceitos de iluminação (faróis e lanternas) e de arquitetura, mas sua produção não está, por enquanto, nos planos da montadora.

Projeto viável

Com 4.380 milímetros de comprimento, uma longa distância entre-eixos (2.703 milímetros), altura e largura de 1.606 e 1.778 milímetros, respectivamente, o Chevrolet Journey é um veículo realmente único. Seu “design” singular é ressaltado pelo diâmetro das rodas, de 18 polegadas, e pneus na medida 235/50 R18.

Equipe brasileira de design

A equipe de Design da GMB é formada por 70 funcionários entre os quais 25% são “designers” formados nas universidades brasileiras e alguns treinados nas operações da GM nos Estados Unidos e Europa, que trabalham de maneira integrada.

Os profissionais do departamento de Design da GMB operam com total autonomia e liberdade na criação de projetos, subordinada apenas ao presidente da companhia.

Os “designers” contam com equipamentos de design automotivo de última geração softwares onde são criadas as superfícies para desenvolvimento do futuro modelo e que interpretam essas informações com precisão absoluta em superfícies perfeitas que praticamente eliminam a ocorrência de eventuais problemas de manufatura, por meio de um trabalho de engenharia simultânea.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo