O HHR tem "design" distinto, similar ao PT Cruiser da DaimlerChrysler, que mistura elementos do Chevy Suburban de 1949 e da picape SSR. Foi construído sobre a mesma plataforma do novo Chevy Cobalt, que compartilha a mesma com o novo Astra (prometido para os brasileiros a partir de 2005/06). O HHR 2006 será comercializado a partir do segundo semestre de 2005.
Seu interior evoca a sensação de individualidade e de espaço, como instrumentos especiais com detalhes cromados, combinações de cores em
que as partes altas têm cores escuras e as partes inferiores claras. O HHR 2006 possui ar condicionado de série e, para ampliar o conforto, tem capacidade de carga bastante flexível: os bancos traseiros são do tipo 60/40, o que proporciona ampla área para carga. O lado que deita 60% é o do motorista, tornando o veículo capaz de levar objetos maiores de maneira bastante segura.
Todos vêm de fábrica com câmbio manual de cinco marchas, mas também está disponível um câmbio automático de quatro marchas controlado eletronicamente. As transmissões são a manual de série Getrag F23 de cinco marchas ou a automática de quatro marchas controlada eletronicamente Hydra-Matic 4T45-E, disponíveis para as duas motorizações. Para aumentar a segurança dos passageiros o HHR vem equipado com "air bags" para motorista e passageiro dianteiro, cintos dianteiros com pré-tensionadores, e sistema de aviso automático de colisão.