Fim de semana inesquecível. Motivo de tanto entusiasmo? Passei quase uma semana (seis dias), com a quinta geração do cupê esportivo da Chevrolet mais desejado atualmente: o Camaro SS. Nesse período desfrutei de todo seu charme e potência.
Do modelo original de 1967, o Camaro do século XXI herdou apenas algumas características. A marcante é o estilo, claramente inspirado no primeiro Camaro, montado entre 1967 e 1969.
Mas só que mais encorpado e agressivo. Suas formas chamam a atenção por onde passa. Na dianteira destaca-se a enorme grade preta com a gravata da Chevrolet dourada ao centro e os faróis praticamente escondidos nas extremidades em conjunto com o enorme capô elevado com pequena entrada de ar ao centro.
De lado as linhas são mais limpas, com destaque para as enormes rodas de alumínio com 20 polegadas – de tala 8’ na dianteira e 9’ na traseira. Completa o visual as pequenas lanternas traseiras e dispostas em dois pares envolvidas por bordas cromadas, que fazem conjunto com um discreto aerofólio e a gravata dourada da Chevrolet ao centro do porta-malas.
Sob o pára-choque um extrator na cor preta envolve as duas ponteiras cromadas do escapamento, transmitindo ainda mais esportividade às agressivas linhas do Camaro SS.
Seu interior é marcado por detalhes que remetem ao passado. O painel exibe um desenho futurista e os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas, ao melhor estilo anos ’60.
No console central estão quatro marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.
Esses marcadores eram usados na década de 60, os modelos atuais não necessitam mais desse tipo de marcadores. Seu volante possui regulagem de altura e profundidade, que ajudou bastante na hora de conseguir uma boa posição de “pilotar”
Sob o capô um motor V8, disposto longitudinalmente, de 6.2 litros e 16 válvulas, com bloco e cabeçotes feitos em alumínio. O propulsor desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e impressionantes 56,7 kgfm de torque, a 4.200 rpm, suficientes para empurrar os 1.770 kg do esportivo.
De acordo com a GMB, o Camaro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Seu câmbio é automático e tem opção de uso manual seqüencial, Na hora de acelerar, o Camaro SS esbanja força e potência.
A aceleração é brutal, rápida e precisa. Seus freios são eficientes. A estabilidade impressionante. As retomadas de velocidade excepcionais em qualquer situação. E a gente tem que tomar cuidado para não ultrapassar os limites de velocidade para não ser multado, tanto na cidade como na estrada com aquela bela máquina. Preço: R$ 185 mil.