Avaliamos o smart fortwo comercializado no Brasil. O pequeno modelo acomoda duas pessoas e tem charme, tecnologia e preço salgado.
O smart fortwo encanta a primeira vista, por ser diferente dos modelos atualmente vendidos, pelo tamanho, pelo diferenciado design, por acomodar apenas duas pessoas e por parecer de brinquedo.
Deu para sentir sua popularidade durante o test drive realizado com o pequeno veículo pelas ruas de São Paulo, quando a M-Benz o apresentou para a imprensa especializada.
Quem vê o smart de fora também demonstra gostar muito dele, assim como quem o usa. Pode parecer estranho falar que um carro é capaz de trazer felicidade para quem nele anda.
Mas é a pura verdade, o smart fortwo (assim mesmo, tudo em minúsculas) é capaz de transmitir este sentimento para motorista e carona (apenas um), principalmente se for o Cabriolet, num belo dia de sol, com a capota recolhida. É incrível!
Lançado no Salão de Frankfurt, em 1997, resultado de projeto entre a M-Benz e a fábrica de relógios Swatch (que apresentou o primeiro conceito do “Swatchmobile”, em 1980, mas hoje não está mais no projeto).
O smart é um carro que causa enormes surpresas. Sua dirigibilidade é excelente, com bom comportamento em curvas.
Em razão da ajuda do ESP, associado ao ABS, tem boa resposta de aceleração do motor de 999 cm³ (menor que o dos nossos populares 1.0), mas conta com o auxilio de turbo de 0.5 de pressão atmosférica. A velocidade é limitada eletronicamente a 140 km/h e faz de 0/100 km em 11 segundos. Para tanto, ele pesa apenas 600 quilos.
Mesmo para quem tem 1,80 m de altura, o carro oferece conforto para dirigir e ser carona. O que mais intriga nele é que, ao se olhar para trás, a pergunta vem de imediato: ué, já acabou?! É como se estivéssemos dentro de uma picape pequena.
Só que no smart, ele termina ali mesmo, na altura do vidro bem atrás dos seus ocupantes. O smart não apenas é um carro diferenciado, como também suas cores incomuns no mercado brasileiro, preso aos pratas e pretos.
Pelo tamanho e pela carroceria de plástico, o modelo parece inseguro. E você se sente assim no trânsito, ao lado de grandes veículos, ônibus e caminhões, mesmo sabendo que o modelo recebeu quatro estrelas (de um total de cinco) na proteção aos passageiros, no “crash-test” realizado pela EuroNCAP.
O que também surpreende, é o consumo anunciado pelo fabricante: 24,4 km/l na estrada e 15,6 na cidade.
O porta-malas do smart surpreende. Acomoda 220 litros, mas ocupando a capacidade de bagagem até o teto pode ser aumentada para 340 litros. Segundo a montadora, a garantia é de dois anos e todas as revendas Mercedes também darão suporte ao pequeno smart. (BN)
Ficha técnica
Motor: 1.0 litros, traseiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, a gasolina
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 84 kW a 5.250 rpm
Torque: 12,2 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: Automatizado de
cinco marchas
Compr: 2,69 m
Largura: 1,55 m
Altura: 1,54 m
Entre-eixo: 1,86 m
Peso: 770 kg / 800 kg
Suspensão: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais, na dianteira, e eixo de torção com molas helicoidais, na traseira
Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira, com assistência eletrônica ABS, ESP (controle de estabilidade), EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem), ASR (controle de tração), BAS (assistência eletrônica de frenagem) e Hill Start, assistência de arrancada
em subidas
Tanque: 33 litros
Consumo: Urbano: 15,6 km/l –
Na estrada: 24,4 km/l
Preços: R$ 57.900,00 – R$ 64.900,00