Modelo raríssimo no Brasil, o Dodge Challenger foi um carro que marcou época nos EUA, onde seu desempenho, estilo e preço, aparentados com os do Plymouth Barracuda, fizeram dele um sucesso até a chegada da crise do petróleo, pouco depois de seu lançamento, em 1970. Como se tornou um modelo raro, seus preços no mercado de antigos subiram vertiginosamente. E sempre atenta aos movimentos de mercado, a Chrysler não fez por menos. Lançou uma versão moderna do carrão.
Afirmar que o Challenger é um carrão não é exagero. Só de entre-eixos ele tem 2,95 m. De comprimento são 5,02 m, com 1,92 m de largura e 1,45 m de altura. Cupê, como o modelo original, o novo ?muscle car? da Dodge pesa 1.870 kg e transporta cinco pessoas.
Seu motor é um belíssimo V8 6,1-litros que desenvolve 431 cv a 6.200 rpm e estonteantes 569 Nm de torque a 4.800 rpm. A transmissão padrão, como em todo carro norte-americano, é automática, de cinco marchas. Não há, pelo menos por enquanto, a opção de câmbio manual.
Apesar de ?gordinho? (1.870 kg), o Challenger acelera até os 100 km/h em menos de 5 segundos e tem uma capacidade de aceleração lateral de 0,88 g. A velocidade máxima não é informada, mas com certeza está acima dos 250 km/h, sem nenhum tipo de limitação, como acontece com os carros alemães.
O que a Dodge divulga é o espaço de frenagem, uma preocupação nos ?muscle cars? originais, que aceleravam muito, mas fazer curva e frear não era com eles. A 100 km/h, ele leva pouco mais de 30 m para parar completamente. Outra diferença entre o novo e o velho é a suspensão, independente nas quatro rodas, com ?multilink? na traseira para o Challenger 2008, enquanto o original trazia eixo rígido.
Apenas três cores estarão disponíveis para o novo esportivo da Dodge: laranja, prata e preto. Se variedade não é o forte do cupê, ninguém poderá reclamar que o carro oferece pouco conforto ou tecnologia. Para quem puder comprá-lo, terá um sistema que detecta a presença da chave com o condutor e abre e fecha as portas automaticamente, além dos tradicionais sistemas de som, de navegação por GPS e de entretenimento, entre outros dispositivos.
O preço divulgado do Challenger SRT8 é de US$ 40.095. Em reais, pelo câmbio de hoje, isso dá R$ 70.258,00. Um pouco mais do que você paga por um Chevrolet Vectra GT-X 2.0 Flex (R$ 68.990,00). Gostou?
