Totalmente reformulado, o novo sedã Cerato da Kia chegou ao Brasil para disputar mercado onde existem o Honda City, Fiat Linea e Volkswagen Polo, segmento onde a concorrência continua forte.

continua após a publicidade

Entre os principais atributos do sedã estão o preço e o design renovado e atraente.

O projeto do “designer” Peter Schreyer, criou nova identidade estética da Kia: a grade frontal é inspirada na boca de um tigre. Na parte frontal do carro, é possível notar semelhanças entre o Cerato e outros rivais de olhos puxados, com o Honda Civic, entre elas os faróis estreitos e as tomadas de ar dianteiras.

A traseira também contribui, graças ao desenho horizontal das lanternas e nos contornos do pára-choque, margeando o porta-malas.

continua após a publicidade

Internamente o acabamento do Kia é simples, com plástico em duas tonalidades dominando o interior, desde a lateral das portas até o painel.

Contudo, a pintura metálica no console central, na alavanca de câmbio e no volante multifuncional, dá um toque mais refinado ao sedã.

continua após a publicidade

E seu painel conta com três mostradores arredondados, característica comum em veículos de origem oriental. Porém, quando os faróis estão acesos, a iluminação dos instrumentos enfraquece, prejudicando a leitura.

Em qualquer uma das três versões do novo Cerato, os bancos são forrados com tecido, sem opção do revestimento em couro.

A versão topo de linha avaliada pelo Jornal do Automóvel traz, de série, retrovisores com comando elétrico e luzes indicadoras de direção integradas.

O computador de bordo, com sete funções, ar-condicionado automático digital e rádio CD/MP3, com entrada auxiliar e conexão para Apple iPod, completam sua lista de equipamentos.

A posição de dirigir do novo Cerato agrada, mas se leva certo tempo para encontrá-la.

Isto porque o volante dispõe apenas ajuste de altura. Os bancos oferecem conforto, mas apenas o do motorista tem regulagem de altura. E os ajustes do encosto são feitos com a ajuda de uma alavanca. O Cerato pode transportar confortavelmente cinco pessoas.

Seu motor 1.6, a gasolina, entrega 126 cv de potência a 6.300 rpm, com o torque máximo de 15,9 kgfm, disponíveis a 4.200 giros. A Kia afirma que o Cerato, assim como o Soul, em breve terá versão “flex”.

O câmbio manual de cinco marchas tem engates bastante precisos, deixando a condução mais agradável. De acordo com o fabricante, o consumo médio do Cerato é de 12,9 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.

Mantendo os 100 km/h na estrada, o motor trabalha bem na faixa dos 3.000 giros. Em tocadas mais esportivas, o Cerato é um pouco mais arredio em curvas feitas em alta velocidade.

E, “airbag” duplo, freios com ABS e EBD, freios traseiros a disco e encostos de cabeça dianteiros ativos garantem sua segurança. De fato, o novo Cerato tem “O Poder de Supreender” como afirma a Kia em sua publicidade. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas com CVVT, com injeção eletrônica sequencial, gasolina
Cilindrada: 1.591 cm³
Potência: 126 cv a 6.300 rpm
Torque: 15,9 kgfm a 4.200 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Compr.: 4,53 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixo: 2,65 m
Porta-mala: 415 litros
Peso: 1.223 kg
Pneus: 205/55 R16 – (dianteiros
e traseiros)
Suspensão: Dianteira tipo McPherson,
com molas helicoidais e amortecedores a gás; Traseira com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás
Freios: A disco ventilado, na dianteira, e a tambor, na traseira, com ABS e EBD
Tanque: 52 litros
Consumo: 12,9 km/l (cidade)
19,9 km/l (estrada)
Preço: R$ 52.,900,00