Está sendo comercializada nas concessionárias Chevrolet de todo Brasil a linha 2009/2009 do Celta e do Classic, os dois modelos mais vendidos da marca no País.
O Celta e o Classic não tiveram alterações visuais. A principal novidade está debaixo do capô.
Com a evolução do motor 1.0 Flexpower VHC, que agora se chama VHCE por estar mais “econômico, energético e ecológico”, e atende à nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 315/02), que entrou em vigor neste ano.
Tanto no hatch quanto no sedã, o motor ganhou força, ficando agora com 77 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 78 cv e 9,7 mkgf com álcool, contra 70 cv (8,8 mkgf) e 72 cv (9,0 mkgf) da motorização anterior.
De acordo com a Chevrolet, a autonomia dos dois carros melhorou, graças ao aumento do tanque de combustível, que foi de 47,8 litros para 54 litros – cerca de 13% de crescimento.
Ainda segundo a marca, o Celta e o Classic, quando abastecidos com gasolina, fazem 13,3 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada (média de 15,3 km/l) de consumo.
Já com álcool, os carros rodam 9,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (média de 11 km/l). Em termos de conteúdo a Chevrolet também alterou as versões do Celta.
O carro vem agora com luz auxiliar de freio (“brake light”) de série em todas as versões. E o acabamento Super deixa de existir, aumentando o status da versão Spirit, que, com quatro portas, recebeu novas configurações, com a adição do sistema central de travas elétricas das portas com acionamento pela porta do motorista ou pelo “Keyless Entry System” (botão localizado no console), vidros elétricos dianteiros, com sistema “um toque” para subida e descida automáticas.
Também ganhou dispositivo antiesmagamento e fechamento automático também pelo “Keyless Entry System”, e preparação para receber sistema de som (fiação elétrica dianteira para alto-falantes).
O Celta Spirit, com duas ou quatro portas, passa a ter uma configuração com os opcionais ar-condicionado e direção hidráulica, antes oferecida somente na versão Super. A versão Life continua sendo a versão de entrada do modelo.
De acordo com o site da GM, a versão mais barata do Celta 09/09 tem preço sugerido de R$ 24.693,00 – Life, duas portas; e a mais cara, R$ 28.180,00 – Spirit, quatro portas.