Trazendo estilo renovado, mas sem nenhuma modificação mecânica, a linha 2007 do Celta chegou ao mercado. O carro de entrada da Chevrolet, lançado em 2000, não havia passado por alterações no desenho desde então. Agora ele tem aspecto mais robusto, marcado pelo vinco em "V" que contorna a entrada de ar, a grade e a tampa do capô.

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Sua reestilização buscou inspiração na diretriz iniciada pelo sedã Vectra, cujas vendas começaram no fim do ano passado. O interior também vem com melhorias no acabamento, um dos pontos mais fracos do "hatchback" compacto. Embora a GM do Brasil chame o modelo de nova geração, trata-se apenas de uma atualização. Isto porque a plataforma, a do Corsa antigo, é a mesma utilizada pelo carro com desenho anterior.

Assim como fez com a picape S-10, a GM aposta no preço para manter o sucesso do Celta. E a linha 2007 chegou mais barata. A dianteira do Celta foi a parte que ganhou maiores modificações, ficando com aspecto bem diferente do modelo anterior. O destaque é o novo vinco em "V" rodeando a tampa do capô, a grade e a entrada de ar. O recurso deixou o carro com aparência mais robusta e atraente.

O novo pára-choque é mais proeminente que o anterior. A grade do radiador foi redesenhada e traz, no centro, a gravatinha dourada da Chevrolet. Usada inicialmente no Vectra, deve passar a caracterizar toda a nova linha de veículos da montadora. Os novos faróis são baseados nos do Vectra. A lateral do Celta não passou por nenhuma modificação, mas a versão Super (topo da linha) agora conta com rodas de liga leve de 14 polegadas. A traseira também recebeu inovações. A placa de identificação do carro foi deslocada do pára-choque para a tampa do porta-malas.

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As inovações mais significativas estão dentro da cabine. O carro é quase outro. No painel, um novo grafismo de instrumentos tornou a leitura mais agradável que a do modelo digital antigo. Agora há marcadores analógicos de nível de combustível e de temperatura da água, recurso dos mais bem-vindos em se tratando de um carro flexível.

O velocímetro, que marca 200 km/h, é otimista, especialmente na versão 1.0-litro. Os hodômetros e o relógio ainda são digitais, mas agora vêm com letras que se acendem, semelhantes às usadas nos computadores de bordo dos modelos mais caros da linha Chevrolet, como Astra e Vectra. Mas, por dentro e por fora, ele está mais agradável de ver e dirigir. (BN)

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OLHO CLÍNICO

Exatamente como no modelo anterior, há três versões de acabamento: Life, Spirit e Super. As calotas ajudam a diferenciar cada uma: a da primeira tem cinco raios, a da segunda, sete e a da última, nove. Além desse diferencial, na versão Life pára-choques, maçanetas das portas e retrovisores não são pintados na cor do carro, algo que acontece nas outras duas.

Conseguir a melhor posição de dirigir ainda não é uma tarefa simples. Faz falta uma regulagem de altura do banco (ou do volante) para melhor visualização do painel, especialmente para pessoas mais altas. Se as pernas são longas, então, corre-se o risco de ficar cutucando o volante com o joelho a cada troca de marchas.

No mais o Celta 2007 é um 1.0 honesto, cuja dirigibilidade se caracteriza pela embreagem leve, que garante algum conforto, e pela boa posição do motorista (de estatura mediana), ao volante que prioriza a ergonomia.

Os motores do Celta 2007 são os mesmos: 1.0 Flexpower e 1.4. Estimava-se que este último receba tecnologia bicombustível na linha 2007. Entretanto, a inovação ficará para o segundo semestre, mas especificamente para o mês de julho. A versão do carro avaliada foi a Super, com duas portas e motor bicombustível 1.0 Flexpower. O propulsor, independente do combustível, rende 70 cavalos. O torque é de 8,8 kgfm com gasolina e 9 kgfm com álcool, ambos a 3.200 rpm.

Toda novidade provoca a curiosidade do público, mas o Celta surpreendeu. Foi freqüente presenciar durante nossa avaliação, motoristas esticando o pescoço para apreciar as novas formas. O Celta abastecido com álcool teve desempenho idêntico ao de seu predecessor.

Sua direção hidráulica é leve em velocidade de cruzeiro (100, 110 km/h). Segundo a montadora, abastecido só com álcool, o "hatch" acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge velocidade máxima de 157 km/h. Mas motor 1.0 é sempre 1.0. Não se pode esperar muito de um propulsor como esse, mesmo sendo um dos mais potentes do segmento.

Com essa motorização em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades, o Celta 2007 oferece boa agilidade no trânsito, além de ser fácil de estacionar. A visibilidade por todos os lados é boa, mesmo no vidro traseiro que é menor em relação ao anterior e menos curvo. Outro detalhe: tem ótima autonomia de combustível. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros,transversal duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote, injecão eletrônica multiponto
Quatro cilindros, transversal duas válvulas por cilindro, injecão eletrônica multiponto, a gasolina

Cilindrada: 999 cm3 1.389 cm3

Potência: 70 cv a 6.400 rpm 85 cv a 5.800 rpm

Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) e 9,0 a 3.000 rpm (álcool)

11,8 kgfm a 3.000 rpm

Taxa de compressão: 12,6:1 9,8:1

Câmbio: Manual de cinco marchas

Comprimento: 3,78 m

Largura: 1,62 m

Altura: 1,42 m

Entre-eixo: 2,44 m

Porta-malas: 260 litros

Peso: 845 kg 900 kg

Suspensão: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás na dianteira; semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás na traseira. Suspensão dianteira independente tipo mcpherson e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados, e suspensão traseira com molas helicoidais progressivas tipo barril e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados

Freios: Discos ventilados na frente e tambores, atrás

Tanque: 46 litros

Preço: a partir de R$ 24.490,00 a partir de R$ 27.290,00