Sua reestilização buscou inspiração na diretriz iniciada pelo sedã Vectra, cujas vendas começaram no fim do ano passado. O interior também vem com melhorias no acabamento, um dos pontos mais fracos do "hatchback" compacto. Embora a GM do Brasil chame o modelo de nova geração, trata-se apenas de uma atualização. Isto porque a plataforma, a do Corsa antigo, é a mesma utilizada pelo carro com desenho anterior.
O novo pára-choque é mais proeminente que o anterior. A grade do radiador foi redesenhada e traz, no centro, a gravatinha dourada da Chevrolet. Usada inicialmente no Vectra, deve passar a caracterizar toda a nova linha de veículos da montadora. Os novos faróis são baseados nos do Vectra. A lateral do Celta não passou por nenhuma modificação, mas a versão Super (topo da linha) agora conta com rodas de liga leve de 14 polegadas. A traseira também recebeu inovações. A placa de identificação do carro foi deslocada do pára-choque para a tampa do porta-malas.
O velocímetro, que marca 200 km/h, é otimista, especialmente na versão 1.0-litro. Os hodômetros e o relógio ainda são digitais, mas agora vêm com letras que se acendem, semelhantes às usadas nos computadores de bordo dos modelos mais caros da linha Chevrolet, como Astra e Vectra. Mas, por dentro e por fora, ele está mais agradável de ver e dirigir. (BN)
Exatamente como no modelo anterior, há três versões de acabamento: Life, Spirit e Super. As calotas ajudam a diferenciar cada uma: a da primeira tem cinco raios, a da segunda, sete e a da última, nove. Além desse diferencial, na versão Life pára-choques, maçanetas das portas e retrovisores não são pintados na cor do carro, algo que acontece nas outras duas.
Conseguir a melhor posição de dirigir ainda não é uma tarefa simples. Faz falta uma regulagem de altura do banco (ou do volante) para melhor visualização do painel, especialmente para pessoas mais altas. Se as pernas são longas, então, corre-se o risco de ficar cutucando o volante com o joelho a cada troca de marchas.
Os motores do Celta 2007 são os mesmos: 1.0 Flexpower e 1.4. Estimava-se que este último receba tecnologia bicombustível na linha 2007. Entretanto, a inovação ficará para o segundo semestre, mas especificamente para o mês de julho. A versão do carro avaliada foi a Super, com duas portas e motor bicombustível 1.0 Flexpower. O propulsor, independente do combustível, rende 70 cavalos. O torque é de 8,8 kgfm com gasolina e 9 kgfm com álcool, ambos a 3.200 rpm.
Sua direção hidráulica é leve em velocidade de cruzeiro (100, 110 km/h). Segundo a montadora, abastecido só com álcool, o "hatch" acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge velocidade máxima de 157 km/h. Mas motor 1.0 é sempre 1.0. Não se pode esperar muito de um propulsor como esse, mesmo sendo um dos mais potentes do segmento.
Com essa motorização em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades, o Celta 2007 oferece boa agilidade no trânsito, além de ser fácil de estacionar. A visibilidade por todos os lados é boa, mesmo no vidro traseiro que é menor em relação ao anterior e menos curvo. Outro detalhe: tem ótima autonomia de combustível. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros,transversal duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote, injecão eletrônica multiponto
Quatro cilindros, transversal duas válvulas por cilindro, injecão eletrônica multiponto, a gasolina
Cilindrada: 999 cm3 1.389 cm3
Potência: 70 cv a 6.400 rpm 85 cv a 5.800 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) e 9,0 a 3.000 rpm (álcool)
11,8 kgfm a 3.000 rpm
Taxa de compressão: 12,6:1 9,8:1
Câmbio: Manual de cinco marchas
Comprimento: 3,78 m
Largura: 1,62 m
Altura: 1,42 m
Entre-eixo: 2,44 m
Porta-malas: 260 litros
Peso: 845 kg 900 kg
Suspensão: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás na dianteira; semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás na traseira. Suspensão dianteira independente tipo mcpherson e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados, e suspensão traseira com molas helicoidais progressivas tipo barril e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Freios: Discos ventilados na frente e tambores, atrás
Tanque: 46 litros
Preço: a partir de R$ 24.490,00 a partir de R$ 27.290,00