A General Motors do Brasil apresentou a linha 2006 do Chevrolet Celta com uma grande novidade: a nova motorização 1.0 litro VHC Flexpower, que permite rodar com gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção, oferecendo os melhores benefícios para o consumidor. A linha 2006 continua com três versões e diferentes níveis de acabamentos e conteúdos: ?Life?, ?Spirit? e ?Super?. Além da opção ?Off-Road? que altera radicalmente o visual do Celta. Com a nova motorização o Celta se tornou o primeiro veículo com opção ?Off-Road? 1.0 flexível do Brasil. O Celta foi lançado em setembro de 2000 e foi o primeiro veículo a ser vendido pela internet. Foi também o primeiro a ter um completo pacote de acessórios para o cliente personalizar seu veículo.

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O desenho do Celta foi totalmente idealizado no Brasil e tanto a versão 2 portas, quanto a 4 portas apresentam um desenho que une praticidade e robustez com esportividade. O modelo foi desenvolvido pelo Centro de Design da General Motors do Brasil.

A linha 2006 do Chevrolet Celta conta com três versões de estilos e conteúdos diferenciados. A versão ?Life? vem com diversos itens de série. O modelo intermediário da linha Celta é o ?Spirit?, que tem como diferencial externo pára-choques na cor do veículo, oferecendo também como itens de série limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, chapa de proteção do motor, ar quente, pára-brisa degradê e temporizador do limpador do pára-brisa.

No topo da linha temos o ?Super? que oferece um acabamento interno diferenciado com tecidos exclusivos, apliques de tecido nos painéis das portas, detalhes do painel e maçanetas internas das portas na cor prata e o conta-giros. As versões são idênticas para todas as motorizações. O ar condicionado está disponível em forma de configuração adicional em todas as versões.

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E o lançamento do Celta Off-Road atende a crescente demanda do mercado por veículos com aparência fora-de-estrada, mas sem o elevado custo das transformações mecânicas necessárias para ser efetivamente utilizado em trilhas. O ?kit? básico, que pode ser instalado em qualquer Celta desde o modelo 2000, duas ou quatro portas, com motorização 1.0 ou 1.4 litro, preço sugerido de R$ 2.900,00. (BN)

OLHO CLÍNICO

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A linha 2006 do Chevrolet Celta conta agora com nova motorização, o VHC Flexpower, equipada com o sistema eletrônico MultiFuel, desenvolvido pela Delphi em parceria com a GM Powertrain.

A nova motorização é baseada na consagrada Família I, com 1.0 litro, cuja potência máxima é de 70 cavalos com o uso exclusivo do álcool ou gasolina a 6.400 rpm. O torque é de 9,0 kgfm com o álcool e de 8,8 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 12,6:1.

Para o consumidor, o funcionamento é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.

O Chevrolet Celta VHC Flexpower Super 1.0 2006 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool, a velocidade máxima é de 157 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 13s0. Quando passamos para a gasolina, a velocidade máxima fica em 156 km/h com a aceleração de 0 a 100 km/h em 13s5. Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem, segundo dados do CPCA (Campo de Provas da Cruz Alta).

Utilizando apenas gasolina, o Celta VHC Flexpower percorre 13,7 km/l na cidade, 18,0 km/l na estrada com uma média de 15,6 km/l. A autonomia chega a 828 km. Quando abastecemos com álcool, o Celta percorre 9,8 km/l na cidade, 12,2 km/l na estrada, fazendo uma média de 10,9 km/l. A autonomia é de 561 km. É claro que essas marcas dependem da força que cada motorista aplica ao pedal do acelerador. Na cidade o carro se mostrou ágil. E na estrada, agradável, com boa estabilidade, não decepcionando nem mesmo em trechos de serra.

Avaliamos a versão ?Super? que oferece um acabamento interno diferenciado com tecidos exclusivos, apliques de tecido nos painéis das portas, detalhes do painel e maçanetas internas das portas na cor prata e o conta-giros. As versões são idênticas para todas as motorizações.

Modelo mais vendido e mais barato da GMB, o carro ganhou importância na estratégia de liderança da marca. Isso porque hoje os ?flexíveis? representam mais de 60% das vendas no mercado brasileiro. No futuro, o ano de 2005 deve ser lembrado na indústria automobilística pela tecnologia bicombustível. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros,transversal duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote, injecão eletrônica multiponto

Cilindrada: 999 cm³

Potência: 70 cv a 6.400 rpm

Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) e 9,0 a 3.000 rpm (álcool)

Taxa de compressão: 12,6:1

Câmbio: Manual, de cinco marchas, com tração dianteira

Comprimento: 3,75 m

Largura: 1,60 m

Altura: 1,34 m

Entre-eixo: 2,44 m

Porta-malas: 260 litros

Peso: 834 kg

Tanque: 46 litros

Preço: a partir de R$ 23.500,00