A linha 2006 do Chevrolet Celta conta com três versões de estilos e conteúdos diferenciados. A versão ?Life? vem com diversos itens de série. O modelo intermediário da linha Celta é o ?Spirit?, que tem como diferencial externo pára-choques na cor do veículo, oferecendo também como itens de série limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, chapa de proteção do motor, ar quente, pára-brisa degradê e temporizador do limpador do pára-brisa.
E o lançamento do Celta Off-Road atende a crescente demanda do mercado por veículos com aparência fora-de-estrada, mas sem o elevado custo das transformações mecânicas necessárias para ser efetivamente utilizado em trilhas. O ?kit? básico, que pode ser instalado em qualquer Celta desde o modelo 2000, duas ou quatro portas, com motorização 1.0 ou 1.4 litro, preço sugerido de R$ 2.900,00. (BN)
OLHO CLÍNICO
A nova motorização é baseada na consagrada Família I, com 1.0 litro, cuja potência máxima é de 70 cavalos com o uso exclusivo do álcool ou gasolina a 6.400 rpm. O torque é de 9,0 kgfm com o álcool e de 8,8 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 12,6:1.
Para o consumidor, o funcionamento é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.
Utilizando apenas gasolina, o Celta VHC Flexpower percorre 13,7 km/l na cidade, 18,0 km/l na estrada com uma média de 15,6 km/l. A autonomia chega a 828 km. Quando abastecemos com álcool, o Celta percorre 9,8 km/l na cidade, 12,2 km/l na estrada, fazendo uma média de 10,9 km/l. A autonomia é de 561 km. É claro que essas marcas dependem da força que cada motorista aplica ao pedal do acelerador. Na cidade o carro se mostrou ágil. E na estrada, agradável, com boa estabilidade, não decepcionando nem mesmo em trechos de serra.
Avaliamos a versão ?Super? que oferece um acabamento interno diferenciado com tecidos exclusivos, apliques de tecido nos painéis das portas, detalhes do painel e maçanetas internas das portas na cor prata e o conta-giros. As versões são idênticas para todas as motorizações.
Modelo mais vendido e mais barato da GMB, o carro ganhou importância na estratégia de liderança da marca. Isso porque hoje os ?flexíveis? representam mais de 60% das vendas no mercado brasileiro. No futuro, o ano de 2005 deve ser lembrado na indústria automobilística pela tecnologia bicombustível. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 70 cv a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) e 9,0 a 3.000 rpm (álcool)
Taxa de compressão: 12,6:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas, com tração dianteira
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,60 m
Altura: 1,34 m
Entre-eixo: 2,44 m
Porta-malas: 260 litros
Peso: 834 kg
Tanque: 46 litros
Preço: a partir de R$ 23.500,00