Os modelos Logan, Mégane Sedan e Mégane Grand Tour foram apontados pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) como os líderes nos segmentos sedan compacto, sedan médio e station wagon, respectivamente, do CAR Group. Com isso, a Renault do Brasil é a empresa que possui o maior número de veículos de passeio na liderança desse importante ?ranking?.
Para elaborar o ?ranking? CAR Group, o Cesvi Brasil baseia-se em normas utilizadas pelo RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária. Para definir a graduação de um modelo dentro da escala do CAR Group, o Cesvi faz ?crash tests? com o veículo para avaliar os quesitos: custo de reparação dianteira, custo da reparação traseira, cesta dos tempos de substituição e cesta básica de peças.
Os valores do ranking CAR Group são divididos em grupos, representando uma faixa de valores relacionados ao custo ponderado de reparo. Para isso, é adotada uma escala que vai de 10 a 60, quanto mais baixa a reparabilidade, menor será a número da escala em que o modelo estará situado.
Com base nesse critério, o Renault Logan lidera o segmento sedan compacto com um CAR Group número 13, contra 15 do Chevrolet Prisma e 17 do Chevrolet Corsa Sedan, segundo e terceiros colocados, respectivamente. O Logan também está à frente de Ford Fiesta Sedan, Chevrolet Corsa Sedan Classic, Fiat Novo Siena e Fiat Siena Fire.
O Renault Mégane Sedan pertence ao grupo 17, que é a menor colocação dentro do segmento de sedan médio, superando Peugeot 307 Sedan, Citroën C4 Pallas (importado), Ford Fusion (importado), Ford Focus, Nissan Sentra (importado), Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Chevrolet Astra Sedan e Fiat Marea.
Com classificação 18, o Renault Mégane Grand Tour é o líder do segmento station wagon do ranking Car Group, cinco a menos que a segunda colocada (Toyota Corolla Filder) e 14 de vantagem sobre a Fiat Marea Weekend.
O CAR Group (Cesvi Automotive Rating) é realizado pelo Cesvi Brasil e classifica os veículos de acordo com os custos e a facilidade de realização de reparos nos veículos comercializados no Brasil. O centro é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de 27 centros de pesquisa dedicados a estudar reparação e segurança viária.