Quando o assunto é automóvel, sua aparência foge aos padrões que estamos acostumados a ver. Mas as soluções que o Assystem City Car apresenta para alguns problemas enfrentados no dia-a-dia pelos motoristas lhe valeram a volta ao Salão de Genebra, um ano após ele ter sido mostrado pela primeira vez.
Meio esquisitão, esse carro-conceito foi desenhado pelo projetista italiano Franco Sbarro e entre seus principais atributos está o pacote de tecnologias que ajudam o motorista a encarar algumas situações do cotidiano como, por exemplo, estacionar numa vaga apertada.
Apesar das medidas compactas, o conceito de Sbarro tem capacidade para cinco ocupantes. Seu ?design? oval, segundo o fabricante, aumenta a visibilidade do motorista, e consequentemente ajuda na segurança. Além das dimensões compactas – 3,60 metros de comprimento, 1,60 m, de largura, 1,60 m, de altura -, o Assystem City Car possui três eixos – um central, com duas rodas de cada lado, uma roda na traseira e outra na extremidade frontal, sendo essas duas últimas giratórias. Essa configuração decreta o fim da baliza para o protótipo.
Sua roda dianteira é movida por motor elétrico que produz 27 cavalos de potência e velocidade máxima de até 50 km/h. E a traseira é movida por um pequeno motor a combustão, que lhe entrega 60 cv e leva o carro a até 130 km/h de velocidade máxima. Seu tanque tem capacidade para 30 litros de combustível e permite que o carro rode por cerca de 600 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento. Os dois motores podem ser usados simultaneamente, o que faz do carro um híbrido que atende à exigência do mercado por modelos ecológicos.
Resta saber se o Assystem City Car projetado pelo italiano Franco Sbarro chegará um dia às ruas, o que, de acordo com a fabricante, deve acontecer em breve. Vamos esperar para ver.