Carro elétrico pode ser solução para o trânsito

smera05030408.jpgUm dos eventos mais importantes do mundo automobilístico, o 78.º Genebra Car Show, realizado na Suíça, apresentou para a imprensa e ao público, ainda em forma de conceito, o novo Lumeneo Smera.

Trata-se de uma mistura de carro elétrico com scooter de design estreito e moderno, com capacidade para transportar duas pessoas e pouca bagagem. Apresentado no último Salão de Genebra, o modelo tem a largura de uma motocicleta, 80 cm, 2,45 m de comprimento, 1,70 m de entreeixos, 1,45 m de altura e apenas 350 kg.

smera01030408.jpgO que torna extraordinário o Smera é o fato de ser um veículo exclusivamente elétrico equipado com baterias de íons de lítio, leves, resistentes (duram cerca de dez anos) e fáceis de recarregar. Além de ambientalmente correto, o Smera também é energeticamente eficiente: o que ele consome de eletricidade equivale a um consumo de 142,9 km/l, se usasse gasolina, segundo o fabricante.

smera02030408.jpgNa França, onde o carrinho será fabricado, há estacionamentos onde é possível recarregar as baterias, mas isso nem seria necessário. Com carga total, o Lumeneo Smera roda até 150 km, atinge 130 km/h de velocidade máxima e, o que é melhor, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, tempo que Honda Civic SI e VW Golf GTI, os melhores esportivos do Brasil, levam para realizar a mesma tarefa.

smera03030408.jpgA potência de seu motor de 40 cv e o torque, de 1.000 Nm, explica porque o Smera nem precisa caprichar tanto na aceleração: ele é praticamente um ?dragster?, ainda que suas rodas 145/70 R14 não ajudem muito. Seu porta-malas, de 70 l, é suficiente para carregar pequenas compras ou uma mochila. Sem passageiro, o porta-malas chega a 150 l, quase a mesma capacidade disponível no antigo Ford Ka.

Para quem acha o carrinho muito alto e estreito, é bom saber mais um aspecto do Smera que favorece sua estabilidade: ele inclina, como uma motocicleta. Além do centro de gravidade baixo, ele inclina até 25.º para dentro da curva que estiver fazendo, tornando o risco de capotagens menor.

smera04030408.jpgNo momento em que autoridades buscam soluções para o trânsito das grandes cidades, o Smera bem que seria uma opção interessante, principalmente para Curitiba, onde poderia transitar tranquilamente até pelas caneletas do bi-articulado. Mas a capital paranaense com a utilização de faróis inteligentes, viadutos e túneis pode tranquilamente melhorar o fluxo de veículo sem suas ruas, mesmo com o aumento da frota. Pequeno, leve e limpo, o Smera seria uma alternativa para o trânsito das grandes cidades. Mesmo porque não fecharíamos as fábricas de automóveis existentes para nos livrarmos deles para sempre. (BN)

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