A Matchbox, uma das marcas de brinquedos da Mattel, comemora em agosto de 2002 seu 50.º aniversário. Com vendas anuais de 100 milhões de unidades e uma legião de colecionadores que ultrapassa fronteiras, os clássicos carrinhos de ferro já conduziram muitas gerações por estradas reais e imagináveis.
Mas o que leva esses brinquedos a permanecerem vivos por meio século? Para o norte-americano Chris Byrne, especialista em estilo de vida infantil, a resposta é simples: “Além dos carrinhos Matchbox inspirarem brincadeiras criativas, é muito divertido colecioná-los e os garotos sempre adoraram isso”.
A renovação da frota e a contínua inclusão de novos modelos também são responsáveis pelo sucesso da marca. Para comemorar os 50 anos, por exemplo, a Mattel lançará nos Estados Unidos uma nova coleção de miniaturas representando os 50 Estados americanos. Outras surpresas estão sendo reservadas para este ano, inclusive o leilão de um carrinho Matchbox feito em ouro.
Matchbox: história
Quando crianças, os amigos Leslie e Rodney Smith fizeram um pacto de um dia abrirem um negócio. Ambos cresceram e perderam o contato. Leslie foi trabalhar como comprador de tapetes e tecidos numa empresa de Londres, e Rodney empregou-se em uma fundição. Após a Segunda Guerra Mundial, os colegas de escola se reencontraram e, em 1947, fundaram a Lesney Products. O nome da então pequena empresa foi criado a partir da junção de sílabas dos nomes de Leslie e Rodney. E John Willian Odell (“Jack”) junta-se a eles.
A Lesney Products passa então a fabricar carrinhos e tratores de brinquedo. Em 1952, Odell fez um carro de lata em miniatura e colocou-o num recipiente do tamanho de uma caixa de fósforos para que sua filha pudesse levar à escola. Estava criado o Matchbox. Desde então, esses carrinhos alimentam a imaginação de garotos em todo o mundo e trazem à tona a nostalgia dos que já foram criança. Ele registrou o nome e, no ano seguinte, produziu a primeira série, com 4 modelos diferentes.
Décadas mais tarde, precisamente no ano de 1992, a Matchbox foi adquirida pela Tyco Toys e, em 1997, pela Mattel. Hoje, mais de 100 milhões de unidades são vendidas por ano, em mais de 130 países. Além de carrinhos, a linha conta com caminhões, ônibus, vans, aviões e helicópteros.