Fabricado no México, o Captiva Sport terá pela frente trajetória bastante favorável rumo ao sucesso, graças a seu preço competitivo e pelas suas qualidades técnicas e de conforto.
O Chevrolet Captiva é confortável, embora os bancos dianteiros não sejam muito generosos no tamanho.
O do motorista tem controles elétricos que, conjugados com a regulagem do volante, ajudam a encontrar uma posição confortável para guiar.
Tem vocação urbana. Na traseira, o espaço é razoável, pois a posição do centro do banco não seja muito confortável. No porta-malas, de mais de 800 litros, não falta espaço para bagagem.
Dá para ligar o carro alguns minutos antes de embarcar, deixando o ar-condicionado refrescar o ambiente, por exemplo.
Um recurso para diminuir o tempo de exposição a estranhos na hora de entrar no carro, item que pode ser explorado pelas concessionárias junto aos clientes das grandes cidades.
Ao dirigir, dá para sentir a performance da motorzão. O carro acelera rápido, indo de 0 a 100 km/h em 8s4, de acordo com os dados da montadora.
Nada mau para um veículo desse porte. A retomada também é rápida. O Captiva oferece ainda uma transmissão automática e 6 marchas com opção de troca seqüencial.
Nos trechos de estrada as ultrapassagens foram fáceis e seguras, sem que o motor precisasse ser levado a rotações muito altas.
Em trecho mais sinuoso, o Captiva se mostrou “na mão”, sem sair demasiado de frente e mantendo a trajetória sem exigir correções.
Ele transmite confiança. O suficiente para um automóvel feito primordialmente para uso familiar. Mesmo sem experimentar suas qualidades off-road, dá para ver que lama e buracos não são seu território.
Outro dispositivo de segurança é o monitoramento da pressão dos pneus, sistema que avisa e alerta o motorista da necessidade de manutenção por intermédio de um sistema luminoso no painel.
Na linha de praticidade, o carro vem equipado com volante revestido de couro com comando para rádio e piloto automático. Enfim, o Captiva tem tudo para conquistar a família de bom poder aquisitivo ou pessoas que gostam de “crossovers” por oferecer conforto de sedã e condução prazerosa, pela sua maior altura do solo e pela posição de dirigir, que permite grande visibilidade. (BN)
Ficha técnica
Motor: 6 cilindros em V de 60o
Cilindrada: 3.564 (cm3)
Diâmetro e Curso: 94,0 x 85,6 (mm)
Válvulas: quatro por cilindro – duplo comando variável
Tx de compressão: 10,2:1
Potência: 261 cv a 6 500 rpm
Torque: 32,95 kgfm (336 Nm) a 2 100 rpm
Consumo: NBR 7024 (km/l) Cidade/Estrada/Média: FWD: 8,0 / 12,8 / 9,6 AWD: 7,6 / 12,2 / 9,2
Transmissão: Automática de 6 velocidades com duas programações automática e manual)
suspensão
Dianteira: McPherson, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás Traseira: Quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a, gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira Diâmetro de giro (m): 12,25
Freios: Discos ventilados dianteiros e traseiros, anti-blocantes (ABS)
Diâm. x espess.: dianteiro: 296 x 29; traseiro 303 x 20 (mm)
Rodas/pneus: Roda tamanho e tipo: 17 x 7 – Alumínio – Pneus: P235/60R17
Dimensões
Entre eixos: 2.707 (mm)
Comprimento: 4.576 (mm)
Largura carroceria: 1.850 (mm)
Largura total: 2.085 (mm)
Altura: 1.704 (mm)
Bitola: Dianteira: 1.569; traseira: 1.579 (mm)
Altura do solo: 200 (mm)
Peso: em ordem de marcha (kg): 1.785 (FWD); 1.850 (AWD)
Capacidades
Porta-malas: 821 litros
Carga útil: 433 kg (FWD); 429 kg (AWD)
Tanque comb.: 72 litros (FWD); 61 litros (AWD)
Velocidade máxima: 160 (km/h) (limitada eletronicamente)
Aceleração: 0 a 100 km/h (s): FWD: 8s4; AWD: 8s5
Preço sugerido: R$ 99 990