Lançado no fim de 2008, o Chevrolet Captiva se transformou em sucesso de vendas.
Em fevereiro de 2009, a GM apresentou uma nova versão do Captiva: a Sport 2.4 16V Ecotec, equipada com motor de quatro cilindros e acabamento mais simples que a versão V6.
O Captiva Sport Ecotec, chegou com pretensão de ser mais econômico para o tanque e para o bolso do consumidor.
Suas rodas também têm acabamento cinza, enquanto as do V6 são cromadas e, embora a medida seja a mesma (aro 17).
No Ecotec elas têm seis raios e no V6, cinco. Por dentro, os bancos das duas versões 4×2 são de tecido. Couro só para a 4×4. E o ar-condicionado do Ecotec é analógico, enquanto o do V6 é digital.
Contudo, o Ecotec não fica atrás em itens de conforto como volante multifuncional, sistema de som com leitor de MP3, computador de bordo, piloto automático e banco do passageiro dianteiro dobrável (que vira uma mesa).
Para equipar o Captiva Ecotec no Brasil, o motor 2.4 litros sai de Spring Hills, no Tennesse (EUA).
Nas retas, ele mostrou firmeza ao passar por pisos irregulares. Em curvas, comportou-se de forma equilibrada, transmitindo confiança ao motorista.
A velocidade máxima do Ecotec é limitada eletronicamente em 180 km/h. Seu consumo de combustível foi bom. Ele fez em média 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Mas isso varia de motorista para motorista, principalmente pelo modo de dirigir de cada um.
Seu câmbio automático sequencial de quatro marchas troca marchas com suavidade, mesmo na opção de controle manual. O Captiva Ecotec tem bom espaço interno, bom motor, boa dirigibilidade e um visual moderno. Por isso caiu no gosto do consumidor brasileiro. (BN)
Ficha técnica
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, a gasolina
Cilindrada 2.384 cm³
Potência 171 cv a 6.200 rpm
Torque 22,2 kgfm a 5.100 rpm
Câmbio Automático sequencial de 4 marchas
Comprimento 4,57 m
Largura 1,85 m
Altura 1,70 m
Entre-eixo 2,70 m
Tanque 72 litros de combustivel
Peso 1.678 kg
Suspensão Independente, tipo McPherson com barra de torção, amortecedores hidráulicos pressurizados, na dianteira, e independente, com braços articulados e barra de torção, amortecedores hidráulicos pressurizados, na traseira
Freios A disco ventilado nas quatro rodas com ABS
Porta-malas 821 litros
Preço sugerido R$ 86.990,00