A General Motors do Brasil apresentou na sexta-feira (25/2) em Curitiba (PR), a linha 2011 do SUV Captiva que já está nas concessionárias, com novo motor V6 para a versão Sport e nova calibração no propulsor 2.4 da Ecotec, que recebe também o câmbio de 6 marchas. A primeira novidade são duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha (esta última exclusiva da versão V6 e que estreou com grande sucesso no Chevrolet Malibu).
Externamente, as versões Sport V6, se diferenciam por ter os pára-choques pintados na cor da carroceria. A novidade para a linha 2011 foi a adoção de um aplique cromado no pára-choque da versão Sport V6 AWD (a mais completa da linha) para diferenciá-lo dos demais. “O Captiva é um dos mais sofisticados veículos de seu segmento comercializado no Brasil. Tem um design forte, moderno e conta com destaque para a segurança, conforto e agora muito mais desempenho e economia”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.
O novo motor V6 é 3.0, no entanto, sua potência é maior que o antecessor 3.6. São 268 cavalos a 6.950 rpm contra 261 cv a 6.500 rpm do motor 3.6 aposentado. O torque não seguiu o mesmo caminho e caiu de 32,9 kgfm para 30 kgfm no motor 3.0. O motor de quatro cilindros em linha de 2.4 16 válvulas do Captiva Ecotec recebeu uma nova calibração para gerar 185 cavalos (antes eram 171 cv) e torque de 23,3 kgfm a 4.900 rpm (antes eram 23,3 kgfm a 5.100 rpm).
De acordo com a montadora, a versão Ecotec do Captiva conta agora com o câmbio automático de 6 marchas. Desta maneira, o automático de 4 marchas sai de cena. A linha Captiva 2011 de acordo com informações da GMB também recebeu melhoras no acabamento da cabine, que ficou “mais requintada”. Entre as mudanças, a versão V6 AWD (com tração integral) trará itens como freio de estacionamento elétrico e tecidos escuros no interior (antes a decoração era clara), além do painel do tipo “ice blue”.
Os preços sugeridos do Captiva 2011 são: R$ 90.299 pelo Ecotec; R$ 96.774,00 pelo V6 com tração dianteira e R$ 100.770,00 pelo Captiva topo de linha com tração integral. O utilitário está à venda no País em algumas concessionárias da marca. A GM do Brasil deve estender a comercialização do Captiva 2011 para todo o Brasil até o fim do ano, só havendo um novo modelo 2012, ainda este ano, caso sejam agregadas mudanças significativas que mereça um novo lançamento.