Caparo T1: primeiro Fórmula1 de rua

eaut61030507.jpgSe existe um paradigma a ser superado, por que não partir para um Fórmula 1 de rua? Exatamente assim pensaram dois engenheiros que trabalharam na equipe Murray: Ben Scott-Geddes e Graham Halstead. Com o espírito voltado ao desempenho puro e sem compromissos que não fossem com a segurança e o mínimo necessário para que o carro pudesse também rodar nas ruas e estradas, eles concluíram todo o projeto em pouco mais de dois anos. Optaram por um modelo de dois lugares, porém o carona segue atrás em vez de ao lado do piloto.

O resultado foi um carro extremamente leve com relação peso-potência de nada menos que 1 kg/cv – no Veyron 1,5 kg/cv. São 500 cv obtidos de um motor V8 de 3,5 litros que gira a 10.500 rpm e 500 kg de peso, já com acessórios como faróis, lanternas, piscas e espelhos. Nas fotos esses "detalhes" ainda não estão aplicados, mas deverão sê-lo até junho próximo, quando será apresentado no Autódromo de Goodwood, sul da Inglaterra. Pára-choques dianteiro e traseiro e suportes para placas igualmente estarão disponíveis para atender à legislações de trânsito dos países.

eaut62030507.jpgEmbora possa acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 2,5 s do Veyron, mas com desempenho em curvas e capacidade de frenagem muito superiores, limitações aerodinâmicas do Caparo T1 vão impedir que ultrapasse os 322 km/h. Trata-se de desempenho próximo ao de Fórmula- 1, um monoposto no topo das várias categorias do automobilismo e feito especificamente para competir em autódromos. A capota transparente desse biposto pode ser removida. O Caparo é capaz de gerar acelerações laterais espetaculares. E sua arquitetura voltada à aerodinâmica garante o máximo de sensações de esportividade aos ocupantes.

Versões de ruas de modelos enquadrados em outras categoria de competição – hoje chamada de GT – já foram produzidas em quantidades limitadas, mas nenhum capaz de bater o Bugatti, marca do Grupo VW. O que chegou mais perto foi o McLaren F1, um incrível carro esporte de três lugares projetado por Gordon Murray e Peter Stevens com a experiência adquirida na equipe homônima de Fórmula 1.

Foram fabricadas apenas 107 unidades nas instalações da McLaren: 72 homologadas para rua, 28 para pista e 7 protótipos, entre 1994 e 1998. O preço do Caparo T1 está estimado em  265.000 libras (R$ 750.000,00). Significa dizer que custará 75% menos do que modelo fantástico da Bugatti.

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