Juntos, eles fizeram quatro dobradinhas no ano passado, com duas vitórias para cada lado. Não há como negar que os dois principais nomes do Intercontinental Rally Challenge são o atual campeão, Kris Meeke, e o vice, Jan Kopecky. Ambos confirmados para a segunda etapa da temporada, o Rally Internacional de Curitiba, que será disputado nos dias 4, 5 e 6 de março.

continua após a publicidade

Representando duas marcas diferentes, eles chegam ao Brasil com a necessidade de recuperação imediata no campeonato: Kris Meeke, da Peugeot, não marcou pontos na primeira etapa, realizada em janeiro. Jan Kopecky, da Skoda, está apenas em quinto lugar na tabela de classificação.

Neste duelo, quem leva considerável vantagem é o britânico, que conhece muito bem os trechos do Rally da Graciosa: venceu aqui no ano passado. Apesar das alterações no trajeto feitas para esta temporada, o percurso é basicamente o mesmo que ele percorreu em 2009. Jan Kopecky fará sua estreia na prova.

Jan Kopecky.

Não só ele, mas a equipe inteira andará pela primeira vez no Brasil. A Skoda, que atualmente lidera o campeonato de marcas, não esteve no último evento. Para compensar, desta vez trará três carros ao País. Um para Jan Kopecky, outro para o finlandês Juho Hanninen e o terceiro para o britânico Guy Wilks.

continua após a publicidade

Kris Meeke: Nascimento: 2 de julho de 1979. País: Irlanda do Norte. Sua primeira aparição no rali foi depois de vencer uma competição entre novatos promovida pela Peugeot, em 2000. Dois anos depois, teve a carreira apadrinhada por Colin McRae e em pouco tempo estaria nas divisões de base do WRC.

Jan Kopecky: Nascimento: 28 de janeiro de 1982. País: República Tcheca. Começou a carreira nos carros de turismo, mas mudou para o rali em 2001. Depois de algumas vitórias em provas nacionais, estreou no WRC em 2006, já competindo pela Skoda. O passo seguinte foi passar para o IRC agora em 2009. O Rally Internacional de Curitiba tem o patrocínio da Peugeot do Brasil.

continua após a publicidade