Camaro ZL1 é um autêntico “muscle car”

Apresentado no Salão de Chicago, nos EUA, o Chevrolet Camaro ZL1 2012, é o Camaro mais potente e avançado já construído. O nome ZL1 é derivado de um motor de competição com o mesmo nome feito de alumínio, desenvolvido no final da década de 1960 e instalado em alguns Camaros 1969 de linha.

Com lançamento programado para o começo de 2012, o novo ZL1 é equipado com o mesmo motor V8 LSA 6.2 de 557 cv (550 hp) e 76 kgfm (550 lb-ft) de torque que o incrível Cadillac CTS-V.

O LSA tem um sistema de sobrealimentação de sexta geração da Eaton com “intercooler”, cabeçotes de liga de alumínio com maior resistência ao calor e pistões hipereutéticos.

Mas não é apenas mais potência. O ZL1 também tem uma transmissão manual “Tremec TS-6060” de seis velocidades, versão “MG9” da transmissão, com maior capacidade de torque.

Ela é ligada a um eixo cardã  e um sistema de tração traseira. Há ainda uma nova alavanca, com curso menor para ajudar nas trocas de marchas. E um novo volante.

Os freios são grandes e são Brembo, que usam rotores dianteiros com pinças de duas peças com 370 mm e seis pistões; e rotores traseiros de 365 mm com quatro pistões.

O ZL1 é equipado ainda com um sistema de escape com dois modos de funcionamento, que alteram o nível e característica do som em resposta aos giros do motor. Usado primeiramente no Corvette, e ajustado especificamente para o Camaro ZL1, o sistema dá ao carro um som particular.

Seu sistema de suspensão com amortecedores magnéticos tem características que podem ser escolhidas pelo motorista (“tour e Sport”) de acordo com o seu estilo de pilotagem.

Ele usa métodos magnético-reológicos para absorver impactos com um maior grau de precisão, possibilitando um controle de carroceria ajustado para um bom desempenho no dia a dia e nas pistas.

Bem, o seus visual é… interessante. O ZL1 recebeu uma frente redesenhada e um capô de alumínio com abertura elevada feita de fibra de carbono. A aparência inclui ainda um “splitter” frontal, novos faróis de neblina e uma entrada de ar projetada para resfriar os freios.

A frente do capô apresenta ainda extratores de ar em uma seção central em cor diferente, de fibra de carbono, para deixar mais claro que o carro é um esportivo. A traseira do carro inclui um difusor e um “spoiler” que, assim como o extrator, servem para melhorar a aerodinâmica do carro.

De acordo com a montadora, esta não é uma edição limitada e numerada: ela será produzida em série. Este carro será a nova referência entre os “muscle cars” afirmam “experts” americanos.

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