Lançado há pouco mais de um ano e com vendas superiores a 20 mil unidades no mercado nacional, chega às concessionárias da marca Citroën o C4 Pallas equipado com motor flexível (gasolina-álcool).
Integrante da linha Citroën 2009, o C4 Pallas Flex passa a ser oferecido em duas versões de acabamento, GLX e Exclusive, mantendo as características de desempenho, dirigibilidade, conforto e grande oferta de conteúdos de série que consagraram o modelo como um dos mais atrativos sedãs do mercado nacional. E para manter a competitividade neste mercado, a marca não alterou os preços do sedã.
Externamente, o modelo recebeu a identificação Flex na vigia traseira direita, além das indicações álcool/gasolina no interior da tampa de abastecimento.
O motor bicombustível mantém a mesma potência quando utilizado com gasolina – 143 cv a 6.000 rpm – e passa a gerar 151 cavalos com álcool, no mesmo regime de rotação. O seu torque máximo (20,39 kgfm) é alcançado a 4.000 rpm com gasolina e 21,61 kgfm com álcool.
O novo motor foi desenvolvido pela equipe de Engenharia de Motores Mercosul da marca francesa, com participação efetiva de técnicos da Magneti Marelli. O C4 Pallas Flex passa a ser oferecido no mercado brasileiro e também na Europa.
Para transformar o motor 2.0 de 16 válvulas a gasolina em bicombustível, a equipe de engenharia da Citroen introduziu uma série de mudanças no cabeçote, coletor de admissão, novos pistões e anéis, novas bielas, assim como novas velas de ignição de menor grau térmico, entre outras alterações.
Há duas opções de câmbio: Manual ou Automático Seqüencial. A caixa manual BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas.
Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias. E a moderna caixa automática seqüencial AL4, a mesma utilizada no modelo C5, adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do C4 Pallas Flex.
A Citroën divulgou apenas os preços das versões com câmbio automático: GLX, por R$ 69.495,00 e Exclusive, a partir de R$ 74.995,00.
As configurações com transmissão manual chegam em aproximadamente três meses e não tiveram suas tabelas reveladas.
Mas atualmente, o sedã custa R$ 65.640,00 na versão GLX e R$ 72.405,00 com acabamento topo de linha Exclusive. Além do motor flex o C4 Pallas tem preço competitivo para enfrentar a concorrência, Civic, Vectra e Corolla. (BN)