Produzido na fábrica da marca Citroen de El Palomar, na Argentina, o C4 Pallas chega em setembro ao mercado brasileiro com atributos e projeções para incomodar muitas marcas. O nome Pallas, inspirado na mitologia grega, foi escolhido em homenagem à Pallas Atena, deusa-símbolo da verdade e da sabedoria.
O Pallas tem como principal trunfo um ?design? moderno. É um carro novo. Por isso, a Citroen investiu US$ 280 milhões – US$ 200 milhões no projeto e outros US$ 80 na fábrica localizada em Buenos Aires, capital argentina. Com a mesma frente do C4 VTR, o destaque do modelo fica por conta das lanternas traseiras. Com linhas longas e angulosas, o visual é evidenciado pelo conjunto ótico, que lembra um bumerangue. Internamente o acabamento segue o bom padrão do VTR.
Seu volante também traz o recurso com comandos centrais fixos, deixando tudo o que o motorista precisa à mão. No banco de trás, os destaques ficam por conta da saída de ar e do amplo espaço para três passageiros, embora existam apenas dois encostos de cabeça. O motor 2.0i 16V do C4 Pallas capaz de render 143 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm, não deixa a desejar.
Importado da França, o motor é o mesmo utilizado pelo C5 e pelo gama 307. Movida somente com gasolina, a motorização traz o sistema de distribuição de regulagens variáveis de válvulas (VVT), disponibilizando aos 2.000 giros, 85% (17,3 kgfm) da força total do veículo.
Se de um lado o motor é ?emprestado? do C5, de outro as transmissões vêm da família Picasso. Para o Brasil, a caixa manual de cinco velocidades teve sua relação de diferencial encurtada em 15%, em comparação ao Pallas comercializado na Europa. A transmissão automática do C4 Pallas conta com o recurso de trocas seqüenciais e oferece duas programações de condução: esporte ou econômica.
No primeiro contato com o Pallas, seu motor 2.0i 16V, capaz de render 143 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm, não decepcionou e nem deixou a desejar. Importado da França, o propulsor é o mesmo utilizado pelo C5 e pela gama 307. O C4 Pallas mostrou-se ágil, estável (apesar de seus 1.409 quilos e suas dimensões) e relativamente econômico. Num percurso rodoviário de cerca de 200 quilômetros, o computador de bordo apontou consumo médio de 10 quilômetros por litro.
O C4 Pallas sedã estará disponível nas concessionárias a partir de setembro em duas opções de câmbio e cinco de acabamento. Tem três anos de garantia (sem limite de quilometragem). Fabricado na China e na Argentina, o carro tem como público-alvo homens entre 30 e 60 anos de idade, em ascensão profissional. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16V
Câmbio: Manual, de 5 marchas, ou automático seqüencial, de quatro
CiIindrada: 1.997 cm3³
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm
Suspensão
Independente, tipo McPherson, com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, na frente, independente, eixo traseiro com braços estendidos, traseira deformável, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4,77 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,51 m
Entre-eixo: 2,71 m
Freios
Discos ventilados na frente e discos sólidos, atrás, com sistema ABS e AFU
CAPACIDADES
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 580 litros
Preço sugerido
C4 Pallas 2.0 GLX (versão mais barata) – R$ 64.990,00