Depois de sua apresentação, na última edição do Salão do Automóvel (2004) no Anhembi, em São Paulo, o C3 XTR chegou ao mercado. Diferente do fora de linha Celta Off-Road e do Fiesta Trail, que eram comercializados como "kits" de personalização, o C3 XTR vem de fábrica com itens que garantem sua cara de aventureiro.
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A utilização do carro é estritamente urbana, afirmou o presidente da Citroën do Brasil, Sérgio Habib, quando de sua apresentação à imprensa especializada. Não há pretensão de submetê-lo ao uso fora de estrada. A idéia é incorporar mais esportividade ao "hatch" e aumentar seu apelo diante dos jovens.
O que diferencia a versão XTR do restante da linha é o estilo, além de alguns itens internos, como bancos revestidos de couro exclusivo. O ponto forte do carro é a lista de itens de série, que traz equipamentos básicos de conforto e segurança.
Com características peculiares, uma espécie de maquiagem "off-road", o C3 XTR pode ser facilmente identificado nas ruas. Na dianteira, pára-choque e grade do radiador são pretos, enquanto o farol de neblina ganhou contorno prata. A lateral é a parte que traz mais detalhes exclusivos, como logo "XTR", cobertura preta nos pára-lamas e parte inferior das portas, assim como as rodas de 15 polegadas, exclusivas da versão. Os pneus são de uso "on-road".
Além disso, o carro conta com barras longitudinais no teto e pára-choque preto na traseira. Segundo a Citroën, no interior, o revestimento de couro nos bancos – item de série – é exclusivo. Na parte superior dos assentos está, mais uma vez, o logotipo XTR. O modelo vem de fábrica bem equipado: os freios, a disco nas quatro rodas, com sistema antitravamento ABS, com função EBD.
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No quesito segurança, a montadora oferece também "airbags".
Fazem parte de sua lista de itens de série: trio elétrico (direção, vidro e travas), ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, entre outros. Apenas três cores estão disponíveis para o acabamento exterior: Gris Aluminium (prata), Noir Onix (preto) e Rouge (vermelho).
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O modelo pode ser encontrado na rede de concessionários Citroën por R$ 48.900, preço promocional que vale por quatro meses. Depois desse período, a montadora cobrará R$ 51.400 pelo XTR, versão com apelo fora de estrada do compacto C3 da marca francesa. (BN)
OLHO CLÍNICO
Como bem afirmou o empresário Sergio Habib, presidente da Citroën do Brasil, o C3 XTR tem apelo fora-de-estrada que muito agrada o público jovem, acostumado somente "rodar" nas cidades ou estradas. Nada de lama, poeira ou buracos. E não poderia mesmo ter a pretensão de uso "off-road", pois na parte mecânica nada mudou. De olho na preferência do consumidor brasileiro e de um mercado em expansão, foi que a Citroën decidiu lançar por aqui uma versão "on road" do compacto "Premium" C3.
Seu motor é o mesmo 1.6 16V do restante da linha C3. Sua suspensão não sofreu alteração nem mesmo na distância do solo. "Temos 165 milímetros e resolvemos manter a medida para não comprometer a estabilidade do C3", afirmou Sérgio Habib.
Para o motorista, conduzir a versão XTR é a mesma coisa que dirigir qualquer outro C3 equipado com motor 1.6. Segundo a própria Citroën, o desempenho é exatamente o mesmo do restante da linha. Seu motor bicombustível rende, com 100% de álcool, 113 cavalos e 15,8 kgfm a 4.000 rpm. Nestas condições, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 198 km/h.
Utilizando apenas gasolina, o motor gera 110 cv e 14,5 kgfm a 4.000 rpm. O desempenho não é muito diferente do álcool: 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 196 km/h. No trecho de avaliação do C3 XTR entre Curitiba e Antonima, o carro se comportou muito bem.
A versão XTR mantém as boas soluções encontradas no C3, das quais as principais são: posição de dirigir alta e estabilidade. Estes pontos, segundo Sérgio Habib, foram a principal razão para não se elevar a suspensão do carro. De acordo com o presidente da montadora francesa, o nosso C3 é mais alto do que o modelo convencional europeu.
O C3 XTR é um carro agradável de dirigir e fácil de manobrar e de se estacionar em centros urbanos. Está inteiramente integrado ao que se propõe, como explicou Sergio Habib, presidente da Citroën do Brasil. "Para a Citroën, o XTR é um carro "on-road" e não "off-road": fizemos uma pesquisa e descobrimos que o consumidor do C3 XTR é o jovem urbano que valoriza a liberdade, a esportividade e a aventura, porém não costuma viajar nos finais de semana". Produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ), o C3 XTR consumiu para seu desenvolvimento, investimento da ordem de R$ 10 milhões. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada: 1.587 cm3
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (G) e 113 cv a 5.600 rpm (A)
Torque: 14,5 kgfm a 4.000 rpm (G) e 15,8 kgfm a 4.000 rpm (A)
Taxa de compressão: 11:1
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: 3,85 m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,53 m
Entreeixo: 2,46 m
Porta-malas: 305 litros
Peso: 1.063 kg
Suspensão: Tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na dianteira, e travessa com sistema deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na traseira
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