A Citroën apresentou ao público no Salão de Paris, o modelo C3 Picasso uma nova geração de monovolume com estilo audacioso e engenhosidade marcante para acompanhar os usuários em todas as situações de vida.
Medindo 4,08 metros de comprimento, 1,62 m de altura e 1,73 m de largura, o modelo é definido pela montadora francesa como uma “caixa mágica”, dada sua versatilidade. Seus assentos traseiros são fracionados e deslizam de forma independente por 150 milímetros. E seu porta-malas é generoso de 500 litros.
Será alto em relação ao solo (provavelmente terá altura livre de 20 centímetros) e terá estepe na parte externa da tampa do porta-malas, como os seus presumidos concorrentes (Idea e CrossFox). A bordo do C3 Picasso, o motorista e os passageiros têm uma visão panorâmica do mundo, graças à inovação do pára-brisa em três partes e aos assentos altos.
O modelo deverá ser fabricado no Brasil daqui a dois anos. Porém comenta-se que quando chegar ao País, o veículo virá num primeiro momento para competir com modelos como VW CrossFox e Idea Adventure, ou seja, será mais um automóvel na linha off-road light. Ainda não há certeza sobre o uso do sobrenome Picasso em nosso País.
Na Europa o C3 Picasso é equipado com dois motores a gasolina (VTi 95 e VTi 120), além dos diesel (HDi 90 e HDi 110 FAB). Os números ao lado do nome dos motores se referem à potência dos veículos. A bordo do C3 Picasso, o motorista tem uma boa visibilidade e ótimo acesso aos comandos. Com o teto panorâmico, a superfície de vidro chega a 4,52m2.
Caso venha a ser produzido no Brasil, o seu interior deverá ser completamente diferente em relação à versão européia. Deve ser preservado, no entanto, o espaço para bagagem de 500 litros, como nos Fiat Linea e Siena.
O redondo e o quadrado, a força e a simpatia, a modernidade e o charme retrô, o volume e a fluidez: o C3 Picasso une os antagonismos para criar um veículo com design inovador, dotado de uma personalidade ao mesmo tempo marcante e impertinente.
Tantos recursos fazem do C3 Picasso bem mais do que um monovolume. É uma verdadeira “magic box”. Por enquanto só boatos e a montadora não informou quando o C3 Picasso chegará ao mercado brasileiro. Quem sabe em 2.010. Vamos aguardar.