João Carlos (Tatão) |
Para utilizar a tecnologia ?flex? fornecida pela Bosch, o carro escolhido pela montadora francesa foi o compacto-premium C3, porém, apenas o modelo equipado com propulsor 1.6i 16V. O novo bicombustível, fabricado na unidade de Porto Real (RJ), chegou ao mercado em duas versões de acabamento: a de entrada GLX, e a topo de linha Exclusive.
Quanto ao seu estilo e ?design? o carro não teve alterações.
A dianteira é o que chama mais a atenção neste Citroën. O capô é curto e termina em formato horizontal, onde começa a grande grade dianteira, com o logo da marca na parte superior. O conjunto ótico acompanha as linhas do capô e grade, saindo pelas laterais, formando um belo desenho.
A parte traseira do C3 também chama a atenção. Seu desenho é todo arredondado, inclusive o vidro traseiro, formando quase uma bolha. Destaque para o desenho das lanternas em formato de um triângulo. Elas saem do meio do vidro traseiro e sua base termina no grande pára-choque pintado na cor do carro. O C3 conta, ainda, com alerta sonoro de estacionamento.
Para não dizer que nada foi modificado no C3 1.6i 16V Flex, de diferente ele ganhou o logotipo Flex na tampa do porta-malas e o adesivo verde, ?gasolina/álcool?, na tampa do tanque de combustível.
OLHO CLÍNICO
Durante a avaliação, em percurso rodoviário de aproximadamente 180 quilômetros, deu para perceber que o novo bicombustível da Citroën, quando abastecido apenas com álcool, ficou mais ágil do que a versão movida apenas a gasolina. O carro, que era bastante confortável, ficou ainda melhor. Com o novo motor, o aumento de giros é feito de maneira gradual, sem trancos.
De acordo com números da montadora, o C3 1.6i 16V Flex GLX manteve os 110 cavalos de potência a 5.600 rpm, com gasolina no tanque, e passou a contar com 113 cv, também a 5.600 rpm, rodando com o combustível renovável. Seu torque máximo é de 14,5 kgfm a 4.000 rpm, com gasolina, e de 15,8 kgfm, com álcool. Os 100 km/h são alcançados em 9,8 segundos, com gasolina, e em 9,6 segundos, com álcool.
O compacto premium C3 1.6i 16V Flex da Citroën ?briga? na mesma faixa de mercado com o Peugeot 206 e dois Volkswagen – Fox e Polo, todos equipados com motor 1.6 litro 16V bicombustível, com potência máxima parecida. Apesar da introdução da tecnologia Flex, não será agora que o carro passará a contar com transmissão automática.
De acordo com executivos da montadora, apesar de o modelo europeu contar com a opção, o C3 1.6i 16V nacional não deverá contar com o câmbio automático tão cedo. ?Existe a possibilidade, porém o custo é o grande problema?, afirmou Filipe Pereira, gerente de Marketing, Produto e Estudo de Mercado da Citroën do Brasil. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 1.587 cm³
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (G) e 113 cv a 5.600 rpm (A)
Torque: 14,5 kgfm a 4.000 rpm (G) e 15,8 kgfm a 4.000 rpm (A)
Taxa de compressão: 11:1
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: 3,85 m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 305 litros
Peso: 1.075kg
Suspensão: Tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na dianteira, e travessa com sistema deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora, na traseira
Freios: A disco nas quatro rodas
Tanque: 47 litros
Preço – GLX: R$ 41.650,00