No  Mondial  de  L’Automobile  de  Paris  deste  ano, de 30 de setembro a 15 de outubro, a Citroën vai mostrar o novo protótipo C-Métisse. Um misto de paixão e razão que abre um novo horizonte dedicado ao puro prazer automotivo. Diversos "concepts car" estarão expostos nos estandes das montadoras que participarão do Salão de Paris.

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No estande da Citroën, por exemplo, um deles será o C-Métisse, com o qual a montadora francesa pretende abrir um novo horizonte dedicado ao puro prazer automotivo. Como todo bom protótipo super-esportivo é baixo (1,24 metros), longo no comprimento (4,74 metros), largo (2 metros) e muito moderno. O modelo não tem maçanetas nas portas, que são as maiores atrações do C-Métisse. As portas dianteiras se abrem em asa de gaivota ao passo que as traseiras seguem uma trajetória helicoidal.

Em seu interior, os ocupantes encontram amplo espaço com assentos revestidos em couro branco e ótimo nível de acabamento. Na posição do motorista, a evolução tecnológica foi explorada ao máximo para oferecer maior concentração e o máximo de prazer ao dirigir.

Seu volante tem comandos centrais fixos, aletas de mudança de marchas atrás do volante, botões de partida e desligamento do carro, dois comandos elétricos para ajustar o volante de couro, pedais de alumínio e três faixas luminosas no console central que informam aos passageiros, por um jogo de luzes, o modo de propulsão híbrida em curso – modo ZEV (zero de emissão), recarga, etc.

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O espaço reservado aos passageiros também foi muito bem pensado com assentos independentes revestidos em couro e com apliques de alumínio. Cada assento dispõe de regulagem independente de climatização, com comandos gravados em baixo relevo no revestimento em couro das portas, e de uma iluminação individual no teto.

Além do amplo porta-malas, o C-Métisse conta com dois espaços situados atrás das rodas dianteiras, que permitem acomodar um conjunto de bolsas e malas. Mas há muito mais nesse "concept": os faróis são equipados com uma série de "leds", pneus Michelin e duplo chevron na grade.   E avanços tecnológicos não faltam num carro como este. O seu desempenho é reforçado por um conjunto de tração híbrido diesel de configuração inédita, beneficiando-se da mesma solução avançada do protótipo C4 Hybride HDi, revelado pela Citroën no início do ano.

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O C-Métisse se distingue pela utilização de motores elétricos nas rodas traseiras, com potência máxima de 208 cavalos. Dois motores elétricos implantados nas rodas traseiras, associados a uma caixa automática de seis velocidades desenvolvem um torque unitário de 40,77 mkgf e uma potência unitária de 20 cv. Graças ao Diesel Híbrido, esse "concept" contribui para a preservação do meio ambiente.