Burgman movido a hidrogênio só em 2015

Na próxima década, a União Européia tem como meta, cortar a emissão de gás carbônico para um quinto da quantidade emitida em 1990.

As ações se iniciaram agora em 2010: o principal alvo dos dirigentes do bloco de 27 países é a redução dos poluentes nos meios de transporte.

De olho nessa oportunidade, a Suzuki Motor Corporation em parceria com a Intelligent Energy, empresa inglesa que produz energias limpas, anunciou recentemente o lançamento do Suzuki Burgman Fuel Cell. Trata-se de um “scooter” movido a célula de hidrogênio que vai começar a ser testado nas ruas da pequena cidade de Loughborough na Inglaterra, e deve rodar em Londres até o final deste ano.

A tecnologia que movimenta o novo Burgman “limpo” é a mesma apresentada no protótipo Suzuki Crosscage há mais de dois anos, no Salão de Tóquio. Ela é alimentada por um cilindro de hidrogênio, que reage com oxigênio produzindo eletricidade e água.

Uma bateria de íon lítio e a célula de combustível fornecem a energia necessária para que o “scooter” rode cerca de 350 km, de acordo com a Suzuki. Ou seja, praticamente a mesma autonomia de um Burgman 400cc movido à gasolina com a grande vantagem de que o único gás emitido pelo escapamento é vapor de água.

Diferentemente de outros veículos movidos a célula de combustível, a bateria desse novo Burgman não precisa ser recarregada. Um mecanismo de auto-recarregamento faz o trabalho enquanto você acelera ou desacelera e continua a fornecer energia, desde que haja hidrogênio no cilindro e oxigênio na atmosfera. Após os 350 km de autonomia, será necessário reabastecer o pequeno cilindro de hidrogênio, o que leva cerca de cinco minutos, informa a Intelligent Energy.

Mas apesar da rapidez do processo, este ainda é um dos grandes entraves para a adoção de um veículo como o Burgman Fuell Cell em grandes centros urbanos: a falta de “postos de hidrogênio”.

Entretanto, a Suzuki e a empresa inglesa projetam que, em cinco anos, o Burgman Fuel Cell e outros veículos com essa tecnologia passem a ser produzidos em massa.

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