Na edição do Salão de Genebra deste ano, que se se encerrará no próximo domingo (15), a Bugatti apresenta uma das versões mais aguardadas do seu superesportivo Veyron, criado para superar a marca dos 400 km/h. Chamada de Bleu Centenaire, a série é comemorativa ao centenário da marca.
E, como uma data dessas deve ser celebrada em grande estilo, a carroceria do superesportivo foi melhorada e ficou 100 kg mais leve com a substituição de algumas partes de aço por uma liga superleve de fibra de carbono e alumínio. O “Bleu Centenaire”, como o próprio nome sugere, traz cor externa azul, combinada com o acabamento em bege no interior.
A pintura do conjunto, um azul clássico para os automóveis da Bugatti, também foge ao estilo tradicional em dois tons, mas apresenta variações de brilho. O arremate fica por conta de elementos de alumínio polido anodizado na grade dianteira, retrovisores e ao redor dos vidros, dentre outros.
O Bugatti Veyron Bleu Centenaire conta com nova iluminação por meio de LEDS, sensor de estacionamento e câmera para visão traseira, equipamentos que serão disponibilizados em todas as unidades a partir da linha 2009.
Seu interior revestido em couro claro é exclusivo da versão. O modelo é equipado com o mesmo motor do Veyron convencional, W16 8.0 quadriturbo, capaz de gerar incríveis 1.014 cavalos de potência.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, o Bugatti Veyron alcança velocidade máxima acima de 400 km/h. Segundo a marca, o poderoso motor do Veyron tem 126 kgfm de torque máximo, disponíveis entre 2.200 rpm e 5.500 rpm.
Fundada em 1909, a marca Bugatti, atualmente pertencente ao Grupo Volkswagen, tem importante participação na história da indústria automotiva, principalmente quando o assunto é alta performance.
Na Europa, o Bleu Centenaire, considerado um dos mais velozes superesportivos do mundo, deverá ser vendido por aproximadamente 1,35 milhões de euros, cerca de R$ 3 milhões.