Sem perder o equilíbrio das linhas, embora pareça uma versão ampliada do Punto, o Bravo chegou ao mercado brasileiro com um “design” arrojado. Incorporando equipamentos de conforto e segurança que eram inéditos nesse segmento, a versão topo de linha, a esportiva T-Jet importada da Itália é um resumo de todas essas qualidades.
Os faróis de duplo refletor ganharam máscara negra. De perfil, destacam-se as rodas de 17 polegadas, que têm bonito desenho e são exclusivas e mais vazadas, deixando à mostra as pinças de freio pintadas na cor vermelha, como convém à uma versão mais apimentada. As maçanetas na cor da carroceria e a coluna central na cor preta ajudam a realçar a linha de cintura ascendente. Na traseira, a saída de escape é dupla e do lado esquerdo. A sigla T-Jet só aparece de forma discreta na grade dianteira e na tampa traseira. Seu porta-malas tem capacidade (de 360 litros) compatível com a de um hatch médio e bom acesso.
De boa qualidade, o acabamento interno mistura detalhes que realçam a esportividade, como material que imita fibra de carbono no painel e parte do console; cobertura de alumínio nos pedais; e costuras vermelhas aparentes nos bancos, volante e coifa da alavanca de marchas. O couro está presente nos bancos, painéis de porta, volante e coifas das alavancas de marchas e do freio de estacionamento. No painel instrumentos de fácil visualização noturna. E no centro, a tela do computador de bordo pode ser configurada para informar desde a pressão do turbo até a regulagem de altura dos fachos dos faróis.
É equipado com propulsor 1.4 T-Jet sobrealimentado por turbo que só bebe gasolina, rende 152 cavalos de potência a 5.500 rpm e tem torque de 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 rpm. Ao final de 650 km de teste, o modelo avaliado pelo Jornal do Automóvel apresentou o bom consumo misto de 8,9 km/l. Em acelerações mais fortes, o carro arranca de maneira mais lenta até o conta-giros chegar à faixa de torque máximo, quando então o veículo salta com mais decisão. É bom de reta e de curva, desde que respeitados os limites do Código de Trânsito em vigor.
No centro do painel, à esquerda da tela do sistema multimídia, há uma tecla com a sigla “OVB”. Ela altera a pressão do turbo, elevando-a a 1 bar. Com isso, o torque do T-Jet sobe para 23 kgfm, mudança percebida pelo condutor. Sem o Overbooster ativado, o Bravo T-Jet não exige grande esforço por parte do motorista. Destaque para a eficiência dos freios, em qualquer situação. Essa versão esportiva topo de linha do Bravo têm bom nível do acabamento, bom desempenho em altas rotações, boa estabilidade e um pacote tecnológico, que inclui itens opcionais muito interessantes. O Fiat Bravo T-Jet 1.4 16V Turbo tem preço sugerido de R$ 68.950. Com todos os opcionais, sobe para R$ 88.699,00.
